
A Unesc preparou programação especial para a 23ª Semana Nacional de Museus, que inicia nesta segunda-feira (12/5) e segue até domingo (18/5). A iniciativa faz parte do calendário coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e contará com mediações, visitas guiadas e ações educativas voltadas a diferentes públicos.
Neste ano, a Semana Nacional de Museus tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco em três subáreas principais: patrimônio imaterial, que aborda a promoção do patrimônio intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.
A segunda subárea é a juventude, com ênfase no poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento econômico, social e cultural. A última temática foca nas novas tecnologias e a sua importância na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Semana Nacional de Museus é uma iniciativa que valoriza o papel transformador desses equipamentos na sociedade. A Unesc realiza ações que reforçam o compromisso com a educação, a inclusão e o fortalecimento da cultura como ferramenta de desenvolvimento social. Por isso, convidamos a todos para vivenciarem essa experiência conosco e refletirem sobre os caminhos que estamos construindo para o futuro da nossa sociedade”, ressalta.
Programação variada
A programação no Museu da Infância Unesc, por exemplo, inclui mediações com idosos e estudantes, além da ação educativa “Vem pra Roda”, que acontece na quinta-feira (15/5), às 14h e às 16h.
Já no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, as atividades incluem visitas mediadas nesta segunda-feira (12/5), às 14h, 15h45min e 17h30min, além do percurso guiado na terça-feira (13/5), às 15h30min. A programação será encerrada na sexta-feira (16/5) com a ação educativa “Jogos do Acervo”, às 10h.
“Abrir espaço no Museu da Infância para acolher e ouvir as histórias e memórias dos idosos ressalta a importância das conexões geracionais. Outra grande ação planejada é oferecida pelo espaço cultural Toque de Arte, que comemora 25 anos de funcionamento. Lançaremos o guia que propõe vivências culturais orientadas a partir do ‘Acervo Artístico-Cultural Unesc: Circuito de Produções Fixas no Campus’”, fala a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.
“Além das exposições, entregaremos essa nova oportunidade de conhecer o rico acervo que organizamos enquanto roteiro. Desejamos cada vez mais pensar o espaço da Universidade, com os equipamentos culturais, na dimensão social, decolonial, educacional e, ainda, como um jardim de vivências”, acrescenta.
MuZoo na programação
Em consonância com a temática proposta, o Museu de Zoologia da Unesc preparou ações que envolvem o eixo temático Patrimônio Imaterial, com ênfase à cultura da caça. “Durante muito tempo, a caça fez parte da cultura de diversas comunidades, sendo praticada como forma de subsistência, tradição ou status. No entanto, essa herança foi transformada por uma mudança de mentalidade que valoriza a vida silvestre e reconhece a importância da biodiversidade. A cultura da preservação surge como um novo caminho, incentivado por ações educativas, políticas ambientais e pelo papel dos museus na sensibilização da sociedade”, comenta a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
O espaço participa da Semana de Museus com a realização de um podcast com profissionais da área para discutir o tema como forma de trabalhar o eixo temático Novas Tecnologias. “Em um mundo cada vez mais conectado, os podcasts têm se consolidado como uma poderosa ferramenta de difusão e popularização do conhecimento. De forma acessível, dinâmica e envolvente, eles permitem que os museus ultrapassem os limites físicos e alcancem públicos diversos, levando informação, histórias e reflexões para o dia a dia das pessoas”, acrescenta Morgana.
Confira a programação completa:
Museu da Infância Unesc
- Segunda-feira (12/5): Mediação com idosos – 13h30min, 15h15min e 17h
- Terça-feira (13/5): Mediação com Escola, às 9h e Mediação com Idosos, às 14h45min
- Quinta-feira (15/5): Ação educativa “Vem pra Roda”, às 14h e às 16h
- Sexta-feira (16/5): Mediação com Escola, às 13h30min
Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”:
- Segunda-feira (12/5): Visita mediada, às 14h, 15h45min e 17h30min
- Terça-feira (13/5): Percurso Guiado, às 15h30min
- Sexta-feira (16/5): Ação educativa “Jogos do Acervo”, às 10h
Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski:
Visitas Mediada:
- Terça-feira (13/5): às 8h e às 13h30min
- Quarta-feira (14/5): às 9h e às 14h
- Quinta-feira (15/5): às 8h30min e às 13h30min
- Sexta-feira (16/5): às 9h e às 14h
Podcast ao vivo:
- Quarta-feira (14/5): às 15h (transmissão pela Rádio Unesc – www.youtube.com/@UnescTV)