
Seguindo as comemorações alusivas ao Dia da Extensão (2/5), a Unesc realizou, na última semana, uma série de ações comunitárias na região, desta vez chegando aos municípios de Treviso, Araranguá e Criciúma, levando conhecimento, cuidado e cultura para diferentes públicos.
Na terça-feira (6/5), a Praça Cavaleiro Benjamin Scussel, em Treviso, recebeu a equipe da Universidade para uma tarde repleta de atividades abertas à comunidade. Das 13h30 às 17h, foram realizadas oficinas dinâmicas, serigrafia artesanal, terapias naturais, orientações de saúde e uma oficina criativa. De acordo com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, a ação reforça o papel da universidade como agente transformador.
“Essa foi mais uma ação do Dia da Extensão, que reforça o nosso compromisso enquanto Universidade Comunitária. A proposta é justamente essa: sair dos muros da Universidade, estar presente na comunidade, ouvir as pessoas e entender suas necessidades. A ação em Treviso teve como objetivo promover o bem-estar, a educação e a prevenção. E tudo isso também acaba sendo uma grande oportunidade de aprendizado prático, tanto para os estudantes quanto para os profissionais que participam”, destacou.
Já na quarta-feira (7/5), foi a vez dos idosos de Araranguá participarem da ação, realizada no Centro Multiuso da cidade. Das 13h30 às 17h, foram oferecidas atividades voltadas ao cuidado e ao bem-estar, como aulas de ritmos, aromaterapia, reflexologia, massoterapia, orientações em saúde mental, além de jogos e brincadeiras. Para a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Geiziane Laurindo de Morais, que participou da organização, a ação teve um impacto importante na vida dos participantes.
“O objetivo da ação foi promover momentos de cuidado, lazer e bem-estar para os idosos do município. A ação foi um momento de troca de saberes e integração, no qual os idosos puderam relaxar, se divertir e receber atendimentos voltados à qualidade de vida, fortalecendo também a aproximação entre a universidade e a comunidade”, afirmou.
Encerrando a programação, na quinta-feira (8/5), a Unesc esteve presente no salão comunitário do bairro Santo Antônio, em Criciúma. Durante a tarde, das 13h30 às 16h30, a comunidade participou de oficinas educativas, orientações de saúde, jogos e a já tradicional oficina de serigrafia artesanal, que permitiu aos participantes personalizarem suas próprias camisetas.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade também acompanhou a ação em Criciúma e reforçou o valor dessas iniciativas:
“Foram momentos de aprendizado, troca de experiências e lazer. A ação teve um papel importante ao estimular o cuidado com a saúde, incentivar a criatividade e fortalecer os laços comunitários”, completou.