
A Casa do Colono, em Urussanga, foi palco do lançamento oficial da 18ª edição da festa Ritorno alle Origini. O evento, que ocorreu nesta semana, contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades culturais e educacionais, incluindo os coordenadores da Unesc, que destacaram a importância da festa para a preservação da cultura italiana na região.
O coordenador dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão do Agronegócio e professor de Gastronomia da Unesc, Lucas Fabricio de Souza Firmino, destacou que eventos como a Ritorno Alle Origini são fundamentais para o fortalecimento do turismo cultural e para o desenvolvimento sustentável da região. “Cabe destacar o papel que a gastronomia ocupa nesta festa, reafirmando sua posição como uma das expressões mais autênticas da cultura de um povo”, disse Firmino.
Para o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antonio da Silva, a festa celebra a riqueza culinária italiana, e “é essencial que a população local, bem como nossos estudantes, tenham a oportunidade de vivenciar e valorizar essas tradições”, complementou.
A Ritorno Alle Origini acontecerá de 29 de maio a 1º de junho no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, com entrada gratuita. A programação inclui apresentações culturais, shows musicais — como o da cantora italiana Mafalda Minozzi —, a tradicional Olimpíada Colonial Rural, o Urussanga Skate Park e a ExpoUrussanga, feira voltada à indústria e ao agronegócio.
Segundo a diretora de Turismo de Urussanga, e egressa do curso de Gestão de Turismo da Unesc, Renata Savi Mondo, o evento é mais do que uma festa. “Ela é uma celebração da nossa identidade. Trabalhamos para que cada edição seja uma experiência inesquecível, promovendo a cultura, a gastronomia e o turismo de Urussanga”, descreveu.