Ensino

No Dia da Educação, acadêmicos da Unesc destacam a importância de uma formação sólida e transformadora

Muito além do básico e raso, graduação na Universidade oferece conhecimentos concretos, pensamento crítico e formação humana (Fotos: Júnior Chagas/ Luan Vieira)

Neste 28 de abril, Dia da Educação, a reflexão sobre o papel do conhecimento ganha ainda mais força. Em tempos em que o acesso à informação está a um clique de distância, cresce também a valorização da busca por uma formação sólida, crítica e transformadora, como a oferecida por universidades comprometidas com a qualidade do Ensino, como a Unesc.

A formação universitária vai muito além de acumular informações. Ela prepara o estudante para compreender a realidade com profundidade, interpretar os desafios do presente e construir soluções para o futuro. Para Vitória Neto da Silva, acadêmica do curso de Letras, o processo de aprendizagem só se completa quando há vivência prática aliada à teoria.

“A teoria é, sem dúvida, um pilar importante. No entanto, o aprimoramento ocorre quando somos integrados em espaços nos quais podemos aplicar os nossos conhecimentos”, destaca. “Essa é a importância de investirmos em projetos de extensão, saídas de campo e estágios qualificados”, acrescenta.

Vitória ressalta que encontrou na graduação da Unesc tudo o que esperava: professores comprometidos, projetos inovadores e um olhar atento às questões sociais. “O conhecimento sólido se constrói na prática”, afirma.

Essa busca por um conhecimento que vai além do superficial também motivou a escolha de Tainara, acadêmica de Ciências Contábeis, pela universidade. Segundo ela, é preciso mais do que técnica para se tornar um profissional preparado para os desafios do mercado.

“O conhecimento técnico é essencial, mas sozinho ele não é suficiente. Quero uma formação que me permita entender a fundo a teoria e também aplicá-la com consciência crítica e responsabilidade”, diz. “Acredito que estar bem preparado vai muito além de tirar boas notas. É saber interpretar os contextos, entender as mudanças ao nosso redor, questionar de forma construtiva e se manter aberto ao aprendizado constante.”

Foi esse diferencial que Ricardo Henrique Dagostim, acadêmico da 3ª fase do curso de Direito, também buscou ao escolher a Unesc: por considerá-la referência no ensino jurídico e na formação de profissionais comprometidos com a sociedade.

“No Direito, a capacidade de fazer leituras de cenário e questionar de forma crítica é fundamental. Precisamos interpretar os contextos, questionar normas e atuar de forma ética. Quando escolhemos uma universidade como a Unesc, é porque buscamos esse preparo. Sabemos que cada acadêmico tem o potencial de se tornar uma referência, e isso começa com a disposição em aprender todos os dias”, comenta.

Ir além do básico, para a estudante de psicologia Hérica Biava Policarpi, é uma missão especialmente ao lidar com outros seres humanos. “Acredito que a nossa formação é muito mais que apenas a parte teórica, o “básico”. Creio que todos os cursos acabam ampliando o olhar do acadêmico, mas em especial a psicologia me fez mudar completamente a forma como enxergo o ser humano e também suas relações. Espero ao longo da minha graduação, ter um olhar mais sensível, crítico e ético, isso será muito importante para ser uma psicóloga qualificada”, salienta.

 

Provas sociais daquilo que é visível: a excelência acadêmica

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os depoimentos dos acadêmicos mostram que investir em uma Universidade que estimula o pensamento crítico, o protagonismo e a vivência prática é um caminho essencial para quem deseja mais do que informação: deseja transformação.

“Nosso compromisso com a educação é muito mais do que transmitir conhecimento. É sobre dar asas e ensinar a voar. Queremos que nossos estudantes logo ali na frente sejam infinitamente melhores profissionais do que somos hoje, sabendo utilizar todas as ferramentas ao seu favor sem esquecer todo o contexto humano e ético, primordiais na formação da Unesc “, pontua.

 

Reconhecimento nacional e internacional

Além da nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e da liderança regional em indicadores de Ensino e Inovação, a Unesc figura entre as melhores da América Latina segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). Com constantes indicadores que demonstram a excelência acadêmica, a Unesc já formou mais de 50 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento e aprimora, dia a dia, o trabalho ao longo dos quase 57 anos de história de dedicação à educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *