Pesquisa

PPGCS abre oficialmente 17º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde em celebração aos 20 anos de história

Evento segue até esta sexta-feira (25/5) reunindo mais de 250 pessoas (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc)

O Auditório Ruy Hülse recebeu, na noite desta quinta-feira (24/4), mais um evento histórico para a Instituição e para o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). Nesta data, foi aberto oficialmente o 17º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde, evento em celebração aos 20 anos de história do Programa.

O momento, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, marca uma data cheia de significado. “Se a Unesc figura entre as 150 melhores instituições não-estatais da América Latina é porque vocês, pesquisadores e estudantes, estão à frente desse trabalho com dedicação, interesse e muito comprometimento. Fazer 20 anos de pesquisa não é algo simples. Esse é um trabalho construído com dedicação em nome daquilo que tanto presamos: o desenvolvimento cientifico e social”, destacou, enaltecendo ainda o empenho de toda a equipe ao organizar o 17º Simpósio da história do Programa.

A coordenadora do PPGCS, Josiane Budni, destacou ao público presente que o Programa conta atualmente com 80 alunos de mestrado e 57 alunos de doutorados matriculados, números que já representam um pouco da magnitude do trabalho desenvolvido. “Já formamos ao longo dessas duas décadas 464 mestres e 222 doutores, ou seja, celebramos aqui uma história de êxito ao refletir sobre todos esses profissionais formados que deixam legado por onde passam. Temos muito orgulho dessa trajetória”, salientou.

Em nome da comissão organizadora do evento, a coordenadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, agradeceu a todos os colegas que se dedicaram ao seu lado na organização do encontro, assim como os palestrantes que aceitaram o convite, os patrocinadores que abraçaram a ideia e a todos os participantes que se inscreveram e submeteram trabalhos.

“Além da excelente palestra desta noite, vamos contar com uma programação muito bacana amanhã (sexta-feira) com a apresentação de cases de egressos do nosso PPG que poderão compartilhar um pouco sobre como a forma como o mestrado ou o doutorado foram importantes na formação dos profissionais de destaque são hoje. Tenho certeza que serão histórias muito ricas e inspiradoras, assim como os trabalhos apresentados em pôster”, apontou.

Além da fala das lideranças, o encontro contou ainda com um vídeo enviado especialmente para o momento pelo professor Felipe Dal Pizzol, relembrando momentos e etapas da instalação do PPGCS na Universidade.

A programação científica do encontro foi aberta com a palestra da professora doutora Patrícia Cristina Baleeiro Beltrão Braga, visitante que veio de São Paulo para apresentar à comunidade acadêmica os principais conceitos do trabalho que realizado com o uso de organoides cerebrais para estudar o autismo e doenças infecciosas.

As atividades seguem nesta sexta-feira (25/4), com apresentação de 99 trabalhos científicos, além de pitches de iniciativas inovadoras desenvolvidas no Programa e com a palestra do professor doutor José Roberto Goldim (UFRGS), que discutirá ética e integridade científica em tempos de ciência aberta e inteligência artificial.

A programação completa pode ser acessada no site https://www.even3.com.br/xvii-simposio-de-pesquisa-em-ciencias-da-saude-542631/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *