
A Unesc sediou na manhã desta quinta-feira (24/4), uma aula conjunta entre os programas de Pós-graduação em Direito (PPGD) e Pós-graduação de Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). O encontro, que teve início às 10h, foi organizado por meio dos programas envolvidos junto do Centro de Excelência Jean Monnet CitDig, projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e vinculado à Universidade do Minho (Portugal).
Na ocasião, o público pôde contemplar uma palestra da professora da Universidade do Minho em Portugal, Alessandra Silveira, que ministrou o tema “Cidadania Digital e Sustentabilidade Tecnológica: Prosseguindo as Transições Ecológica e Digital Enquanto Transições Justas”. Alessandra Silveira é doutora em Direito pela Universidade de Coimbra, diretora do Mestrando em Direito da União Europeia da Universidade do Minho e coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet CitDig.
Feliz por retornar à Unesc, Alessandra disse que também quis vir à Universidade em maio de 2024, porém devido às fortes chuvas desse período que gerou pontos de interdição de algumas estradas do Rio Grande do Sul, local onde desembarcaria no Brasil,precisou cancelar a viagem.
Ela aproveitou a oportunidade para fazer uma apresentação da instituição que atua há mais de 30 anos. “Por ter sido uma aula aberta para mais de um Programa, optei por utilizar uma linguagem simples que fosse acessível a todos. Para isso, preparei um material que pudesse ser usado como reflexão a fim de que os participantes pudessem acompanhar um pouco do que está ocorrendo na Europa dentro dessa temática”, explicou.
Coordenadores de cursos
Os coordenadores de Pós-graduação em Direito e Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, respectivamente os professores Reginaldo de Souza Vieira e Dimas de Oliveira Estevam também discursaram. Segundo Reginaldo, “é uma honra ter a presença da professora Alessandra conosco. Ela é uma parceira do nosso Programa e vem contribuindo para o fortalecimento de nossas atividades internacionais”, comentou.
Ele destacou ainda que a vinda de Alessandra também tem por objetivo aprofundar e ampliar as parcerias com a Universidade do Minho. “Para os próximos anos vamos consolidar projetos de pesquisa, publicações, mobilidade discente e docente e estudar a possibilidade de uma cotutela entre as duas instituições”,acrescentou.
Já Estevam, destacou conversas que teve com a convidada com o objetivo de criar novos convênios entre as duas instituições, observando, para isso, alguns aspectos que unem as duas universidades.