Geral

Atendimento fisioterapêutico potencializa resultados positivos no desempenho esportivo de atletas

Encontro com grandes nomes inspira estudantes a refletir sobre o ensino e as práticas profissionais no contexto atual. (Foto: Junior Chagas/Agecom/Unesc).

A Unesc, por meio do curso de Fisioterapia, desempenhou apoio aos atletas durante evento nacional de futevôlei realizado em Içara no último final de semana (15 e 16/3).  Estudantes, sob a supervisão de professores, estiveram presentes durante todas as etapas, oferecendo cuidados especializados na prevenção e recuperação de lesões. Esse suporte garantiu que os participantes pudessem competir com segurança e alto desempenho.

A professora do curso de Fisioterapia, Rubya Zaccaron, destacou a importância do trabalho realizado pelos  estudantes e como a fisioterapia é fundamental para que um evento seja bem sucedido. “Os acadêmicos se dedicaram intensamente, fornecendo o atendimento necessário para que os atletas pudessem desempenhar suas atividades com maior segurança e agilidade”, afirma. 

Na competição, os alunos aplicaram técnicas de fisioterapia manual, como liberação miofascial e alongamentos, além de recursos como ultrassom, laser e bota pneumática, que são usados para otimizar o fluxo sanguíneo e acelerar a recuperação. “Também foi uma excelente chance de entender melhor a biomecânica do futevôlei e as lesões mais comuns associadas a esse esporte”, explica  o professor do curso de Fisioterapia, Fernando Milanez Dias. 

O trabalho dos  futuros fisioterapeutas foi amplamente reconhecido pelos atletas, que elogiaram o cuidado e a dedicação durante as competições. “A atuação dos acadêmicos de Fisioterapia foi um fator crucial para o sucesso da participação dos atletas”, ressalta a professora. 

Prevenção de lesões

A Fisioterapia desempenha um papel fundamental na prevenção e reabilitação de lesões, utilizando abordagens terapêuticas como alongamentos, fortalecimento muscular, treinos proprioceptivos, exercícios de flexibilidade e massoterapia, acelerando o processo de recuperação.

O professor Fernando reforça que sem esse auxílio os atletas podem enfrentar sérias dificuldades. “Lesões graves podem afastar um atleta por semanas ou até meses, prejudicando seu desempenho físico e saúde mental, o que reforça a importância da fisioterapia para uma recuperação eficaz e o retorno rápido às atividades”, conclui Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *