Institucional

Estudantes da Unesc compartilham experiências com o Programa Universidade Gratuita

Os relatos ocorreram nesta quinta-feira (27/02) durante passagem do governador Jorginho Mello a Criciúma. (Fotos: Marciano Bortolin e Eduardo Valente / GOVSC)

“Venho de uma família humilde. Minha mãe sempre trabalhou como faxineira e se tornou minha maior inspiração. Ela não teve a chance de estudar, mas nunca deixou de me incentivar a buscar uma formação. Meu sonho parecia inalcançável diante da nossa realidade, mas com o programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, consegui a bolsa e vi uma nova porta se abrir”, relatou o acadêmico de Medicina da Unesc e morador de Forquilhinha, Alander Padilha Michels.

Esse foi um dos emocionantes relatos compartilhados na manhã desta quinta-feira (27/2), durante a passagem do governador Jorginho Mello por Criciúma para a apresentação da segunda edição do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você: Prestando Contas. “No dia em que soube do resultado, percebi que estava realizando não apenas o meu sonho, mas também o da minha mãe. A educação tem esse poder, ela transforma vidas e leva conhecimento, inovação e assistência para todos os cantos do estado”, completou Michels.

Desde o início do Programa Universidade Gratuita, a Unesc tem sido responsável por transformar a vida de cerca de 4,5 mil acadêmicos, garantindo acesso ao Ensino Superior de qualidade. 

O governador celebrou os avanços e o impacto positivo do programa. “Fazer a Universidade Gratuita é o sonho de muita gente. Isso transforma vidas. Tenho o maior orgulho de ver pessoas agradecendo por essa oportunidade. Hoje, temos 43 mil estudantes beneficiados e nossa meta é alcançar 160 mil acadêmicos em Santa Catarina”, concluiu.

 

Superação e futuros transformadas

Durante o evento, outros estudantes também compartilharam histórias de superação e gratidão. Bruna Rezin, mãe da estudante de Medicina Eduarda Rezin, celebrou a oportunidade proporcionada pelo programa. “Graças a essa iniciativa, minha filha está realizando o sonho dela e o meu. Somos muito gratas ao governador, à professora Luciane Ceretta e a toda equipe da Unesc”, afirmou.

Para a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, o Programa Universidade Gratuita representa um marco na educação superior de Santa Catarina. “O programa garante a permanência dos nossos estudantes e possibilita que novos acadêmicos ingressem a cada semestre. A cada etapa, ele se torna mais fortalecido e alinhado às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou.

A estudante de Nutrição e mãe de dois filhos, Tais Moraes Gatner, também destacou a importância do programa. “Essa foi a minha chance de oferecer um futuro melhor para meus filhos. Meus pais não tinham condições de custear uma graduação para mim, mas agora estou conquistando essa oportunidade graças ao governador e a reitora”, relatou.

O estudante de Processos Gerenciais, Vitor Vianna Neris, reforçou o impacto do programa em sua vida. “Quando soube do Universidade Gratuita, vi que ele poderia me ajudar a escolher um caminho melhor para o meu futuro. Esse programa está mudando vidas e realizando sonhos”, afirmou. Sua mãe, Janaina Vianna, ressaltou a importância do compromisso social. “Sem estudo, não conseguimos nada. A Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) não mede esforços para contribuir no acesso às bolsas e nos dar todas as informações necessárias. Isso faz toda a diferença”, pontuou.

Outro exemplo é do acadêmico do curso de Direito, Antonio Beloni dos Santos, de 69 anos. “Em 2015, decidi voltar a estudar e concluí o Ensino Médio. Hoje, estou fazendo minha graduação, algo que sem a bolsa não seria possível. Para aqueles que sonham com essa oportunidade, eu digo: vão atrás, porque a educação é um caminho transformador”, encorajou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *