
A Unesc, por meio do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador (Nepst), realiza na tarde desta quinta-feira (27/2), uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER/Dort). O Nepst é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (Nupac-ST) e ao setor de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade.
Os membros do Nepst e Nupac-ST irão desenvolver ações de saúde funcional, realizando orientações e esclarecimentos sobre este tipo de lesões relacionadas ao trabalho. Como caráter simbólico, o dia 28 de fevereiro é a data definida pelo Comitê de LER/DORT da Associação Brasileira de Reabilitação, mas devido a data coincidir com a sexta-feira de carnaval, a atividade foi adiantada em um dia. Assim, gera-se a oportunidade necessária para que haja destaque a um tema considerado mundialmente emblemático sobre a saúde do trabalhador.
Profissões com mais incidência
Naturalmente, existem algumas profissões que carregam mais fatores de risco ergonômico dos profissionais e que por isso alguns sinais devem ser observados. De acordo com o professor do curso de Fisioterapia da Unesc, fundador do Nepst e atual coordenador do Nupac – ST, Willians Longen, funções como caixas bancários, serviços gerais, costureiras ou auxiliares de produção de frigoríficos, podem ser mais acometida por esse tipo de lesões.
O destaque vai para o público feminino que na maioria das vezes ocupa cargos mais propensos a gerar lesões. O motivo, segundo Longem, pode estar relacionado a crenças populares que dizem que as mulheres contam com maiores habilidades para trabalhos com exigências manuais.
Formas de prevenção
Não existem soluções mágicas que sejam capazes de evitar o surgimento de sintomas relacionados ao problema. De acordo com Willians, melhorar as condições de trabalho é indicado como o meio mais efetivo de prevenção. Neste sentido, deve-se observar o que dispõe a Norma Regulamentadora NR-17 sobre Ergonomia, que firma aspectos obrigatórios a serem atendidos para melhorar as condições de trabalho adaptando-as da melhor forma possível aos indivíduos.
Ainda de acordo com ele, as causas que resultam nessas lesões são multifatoriais, ou seja, há uma série de fatores que somados podem elevar o risco. Para isso, ele afirma que a forma de prevenção é cuidar das condicionantes do trabalho em termos ambientais, biomecânicas e organizacionais, incluindo os fatores psicossociais.
“Isso pode envolver meios como incluir pausas, adequações de conforto térmico, melhoria de condições de iluminação, redução de exposição à vibrações, regular altura de mobílias, aproximação de objetos e reduzir os fatores estressores no clima organizacional”, comenta.