Geral

Unesc integra o pioneiro e inovador PPGSP com mais três Universidades catarinenses

Professores Oscar e Leopoldo serão os responsáveis pelo PPGSP em parceria com Univille, Uniplac e UNC (Fotos: Décio Batista / AgeCom)

O primeiro Programa de Pós-Graduação (PPG) associativo entre Universidades comunitárias em Santa Catarina se torna realidade. Com a devida aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, está lançado o PPG em Sistemas Produtivos, executado em parceria entre a Unesc e as coirmãs Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Contestado (UNC) e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Para assinalar o avanço do novo PPGSP, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu posse na noite desta quinta-feira (18/11) aos professores Oscar Rubem Klegues Montedo e Leopoldo Pedro Guimarães Filho como coordenador adjunto e coordenador local, respetivamente, do novo programa.

O PPGSP será um marco inovador para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), pois vem como o primeiro a ser desenvolvido nesse formato, de união de quatro Universidades que, juntas, abrangem 93% do território catarinense. O novo mestrado nasce com a finalidade de integrar as regiões participantes através do ensino e pesquisa, promovendo melhorias na qualidade e na produtividade dos diversos segmentos de cada polo.

Aulas começam na próxima semana

A primeira turma do PPGSP já está fechada e será composta por 24 alunos de diferentes áreas de conhecimento, sendo sete da Unesc, sete da Univille, cinco da Uniplac e cinco da UNC. A abertura oficial do novo programa acontece via on-line, no próximo dia 26/11, às 13h30min. A disciplina inaugural será “Tópicos Especiais em Sistema Produtivo”, com o professor Leopoldo sendo um dos docentes neste dia. O mestrado poderá ser realizado em no mínimo 15 e no máximo 24 meses.

Para a reitora Luciane Ceretta, a implantação do PPGSP é um grande desafio para as instituições do Sistema Acafe. “É um programa pioneiro que vai oportunizar o trabalho em rede com quatro grandes Universidades do nosso Estado. É uma inovação que estamos implantando no ensino superior comunitário através de uma conexão de polos educacionais. O nosso objetivo é qualificar os profissionais das regiões do Oeste, Planalto, Norte e Sul e assim contribuir com o aperfeiçoamento do sistema produtivo local”, enfatizou.

O coordenador local do PPGSP na Unesc apontou que será uma interação muito rica em conhecimento e troca de experiências. “O programa terá quatro polos como produtores de conteúdos e dados, proporcionando uma troca de conhecimento da realidade de cada região. Como estaremos conectados através deste curso, os acadêmicos assistirão aulas com professores de cada Universidade participante. Esta será a nossa primeira experiência como Universidades comunitárias, a se unir e implantar um programa pioneiro e inovador nesse molde em Santa Catarina,  que visa qualificar e aprimorar o sistema produtivo regional”, destacou Leopoldo.

Uma das apostas do novo PPGSP com o molde de integrar regiões e oferecer conteúdo alinhado para os mestrandos de diversas realidades é a qualificação de forma interdisciplinar. Conforme o professor Leopoldo, “independente da Universidade, o aluno trará, ao longo da disciplina, as potencialidades da sua região, e poderá interagir com os professores e colegas das outras instituições envolvidas”.

Há muito tempo que as quatro Universidades vêm trabalhando em conjunto para conseguir implantar o PPGSP. Desde 2016 que professores atuam na construção da proposta. Somente em 2020 é que o programa foi analisado, avaliado e aprovado pela Capes. Em setembro deste ano o MEC publicou, no Diário Oficial da União, a autorização para a implantação do PPGSP.

 Para conhecer mais sobre o novo programa basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *