A sensibilidade e a iniciativa da acadêmica do curso de Matemática da Unesc, Jenifer Romanini dos Santos, ganharam grandes proporções por conta de uma ação realizada junto aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Jardim Atlântico, de Balneário Arroio do Silva. Todo o enredo da história e o protagonismo da estudante que pensou além e oportunizou uma experiência inesquecível para toda a cidade, serão destaque neste domingo, dia 22 de dezembro, em reportagem no programa Fantástico, na rede Globo. A gravação do material ocorreu no dia 19 de novembro e foi acompanhada de perto pela Agência de Comunicação da Universidade.
A capacidade de pensar além do básico, de instigar os alunos a irem além e fazer a diferença no espaço em que atuam, conforme Jenifer, são resultado do aprendizado na graduação. “A Unesc amplia nosso conhecimento em todas as áreas. Tenho certeza de que a professora que estou me formando tem muito dos valores e da excelência da Unesc. Faço questão de destacar isso porque tenho muito orgulho dessa formação e sei que não haveria lugar melhor para eu estudar”, garante.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que conheceu a história e parabenizou pessoalmente à acadêmica, é um orgulho ver o destaque que os estudantes conquistam em todos os espaços onde atuam. “Estudantes como a Jennifer são pedras preciosas que são apenas lapidadas com o modo Unesc de sempre buscar a excelência. Temos muito orgulho de vê-los indo além, sendo inquietos e dispostos a fazer a sua parte para a mudança que queremos para esse mundo”, aponta Luciane.
História para jamais esquecer
Ao substituir um colega em sala de aula, Jenifer, que está na 6ª fase da graduação e atua como estagiária, utilizou o material didático de Língua Portuguesa e se deparou com a história do menino Gabriel Silva e Silva, que foi fotografado, em 2021, encontrando uma árvore de Natal no lixão em Piçarreira, no Maranhão, e a partir disso, teve a história contada em reportagem.
“O material trazia um conteúdo que me chamou a atenção. A matéria tratava de um menino chamado Gabriel, do estado do Maranhão, e a imagem retratava as condições precárias em que ele vivia, exposto ao lixo, descalço e sem camisa. Gabriel trabalha com sua mãe em um lixão, e naquele dia em especial, eles aguardavam a chegada dos resíduos sólidos dos restaurantes para garantir o alimento da semana. A imagem me impactou profundamente, e decidi que seria o ponto de partida para a atividade daquele dia”, relembra Jennifer, que jamais imaginaria a grande movimentação que surgiria em seguida por conta dessa decisão.
Após discutir as questões sociais, as injustiças e as condições em que muitas famílias vivem no país, a professor propôs à classe que escrevesse cartas para Gabriel, o garoto que foi protagonista do material abordado no livro e da escola toda a partir dali.
“Dei a ideia de que eles escrevessem essas correspondências, trabalhando as questões da Língua Portuguesa, e criando mensagens de esperança e incentivo”, explica Jenifer.
Envolvidos na temática, os estudantes demonstraram o desejo de que esses recados chegassem, de fato, ao destino, motivando a professora substituta a ir em busca do endereço dessa família para que fosse possível unir de verdade essas histórias.
Ao iniciar uma conversa com o fotógrafo que registrou a famosa foto no lixão, João Paulo Guimarães, por meio das redes sociais, Jenifer encontrou um grande aliado para transformar essa aula em uma experiência muito maior.
“Achei que ele nem iria ver minha mensagem ou que não iria responder, mas o procurei nas redes sociais e enviei um recado, como tentativa de unir os meus alunos ao personagem da matéria. Para minha surpresa, encontrei alguém ainda mais empolgado que eu e surgiu ali uma ideia ainda melhor”, relembra.
Mobilização de toda a cidade
João, que conhece de perto a história da família de Gabriel, sonhou alto e logo propôs à Jenifer que, juntos, mobilizassem apoiadores para, ao invés de levar as cartas, trazer Gabriel do Maranhão para Arroio do Silva, em um encontro especial com a turma.
A partir daí surgiu uma corrida contra o tempo. “Conseguimos apoiadores, fizemos uma vaquinha na escola e contamos com a ajuda de empresários para que tivéssemos recursos para pagar transporte e estadia para Gabriel e sua mãe. Muita gente gostou da iniciativa e nos ajudou para que essa ideia saísse do papel”, relata Jenifer.
Celebridade na escola
Malas prontas, primeira viagem de avião concluída com sucesso e, no dia 18 de novembro, Gabriel e a mãe Francisca Brechó Silva já estavam em solo catarinense, junto do fotógrafo, que já se tornara um amigo da família.
A história ganhou notoriedade por meio do comunicador que, ao apresentar o enredo à produção do programa Fantástico, da Rede Globo, recebeu o “sim” para registrar tudo isso em uma reportagem.
Desta forma, junto à família, a equipe da emissora também aterrissou em Arroio do Silva e garantiu o registro da chegada de Gabriel na escola. Esperado com grande expectativa por todas as turmas, que também foram apresentadas anteriormente à história, o garoto, agora com 15 anos, sentiu na pele um dia de celebridade.
Posando para fotos, recebendo abraços e mimos, Gabriel, mesmo que tímido, recebeu o carinho de todos e, em encontro especial, foi presenteado com as famosas cartinhas que geraram toda a mobilização.
Ele e a mãe passaram alguns dias na cidade, foram recebidos em uma pousada da redondeza e viveram momentos especiais com os novos amigos. “Gostei muito da experiência. Só tinha saído da cidade para ir à São Luís, mas em situações de saúde, e agora vim para acompanhar o Gabriel e conhecer a escolha que o acolheu tão bem. Nós dois ficamos surpresos com a ideia e adoramos a oportunidade”, destacou a mãe, Francisca.