Mais do que uma conquista profissional, a conclusão da graduação é uma vitória pessoal. É um marco importante, que celebra a dedicação, a força de vontade e o comprometimento que cada estudante teve com seus familiares, amigos e principalmente, consigo mesmo. Por ser um momento tão especial, merece ser compartilhado, como fizeram os 54 graduandos que colaram grau nesta segunda-feira (16/12), na Unesc. Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Tecnologia em Design de Moda, estiveram com seus entes queridos no Auditório Ruy Hülse, onde aconteceu a cerimônia em gabinete.
Um dos integrantes da plateia do Auditório que viveu um dia inesquecível nesta segunda-feira foi o colaborador da Unesc João de Oliveira Fernandes, o mais antigo vigilante da Instituição. Ele, que tem a Unesc como segunda casa há 25 anos, viu de perto a formatura do filho, João Arthur Lothamer Fernandes, no curso de Ciência da Computação. “Trouxe ele no primeiro dia, na Recepção de Calouros, e hoje não poderia deixar de estar aqui. É uma grande alegria”, disse, com o sorriso ainda mais largo e orgulhoso do que o aquele que exibia no início da graduação do primogênito.
Na época do ingresso do jovem na graduação, João já não escondia o sorriso ao ver o filho ingressando na Unesc, Instituição a qual o menino tanto visitou quando criança e que fez parte de toda a vida por meio do trabalho do patriarca. Após acompanhar a realização do sonho da graduação de tantos pais e estudantes que passavam nos corredores do campus, chegava a vez da sua família.
Sobre a escolha de estar na Unesc, na época, já era um orgulho para o pai. Hoje, então, o orgulho se multiplica. “Ele se sentiu bem em estar aqui e eu mais ainda em saber que o futuro dele está neste lugar que faz parte da nossa vida há duas décadas. Me senti muito realizado”, disse, em 2019, à Agência de Comunicação que registrava a Recepção de Calouros que teve o convite estendido aos familiares.
“De hoje não passa”
Luciano Roza de Melo, também colaborador, este do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Unesc, recebeu nesta noite o sonhado e aguardado diploma. Enquanto a esposa e o filho já tinham concluído a graduação, para ele faltavam algumas disciplinas, que foram adiadas por intercorrências no caminho de alguns anos para cá. “É uma conquista e tanto. Foi algo muito esperado e de hoje não passa”, brincou.
Acompanhado da família, Luciano viveu um dia diferente neste ambiente que já faz parte da sua vida quase que de forma integral. “Dentro das minhas funções eu já estava qualificado, mas finalizar a graduação, ter esse diploma e o sentimento de dever cumprido é uma conquista pessoal muito grande”, acrescentou ele, que agora é um profissional formado em Ciência da Computação.
Para a diretora de Atenção ao Estudante da Unesc, Ângela Costa Piccini, o momento da formatura deve ser mesmo de muita comemoração. “Há uma pequena parcela da população que consegue, por seus méritos, concluírem a graduação. Por isso celebrem muito esse momento”, disse em seu discurso. “Sejam felizes, vivam intensamente, lutem por uma pátria melhor, admirem a verdade e indignem-se contra a injustiça. Tenho certeza de que cada um de vocês fará a diferença no mundo”, finalizou.
Texto: Mayara Cardoso e Stephanie Barbosa