Colégio Unesc/Ensino Fundamental e Médio

Colégio Unesc forma segunda turma do Programa Defesa Civil na Escola

Mais de 50 alunos do 6º ano participaram do projeto que une teoria e prática para ensinar lições valiosas sobre a vida em comunidade (Fotos: Stephanie Barbosa/ Especial Agecom)

O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes. O programa é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e visa promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos. Nesta quarta-feira (11/12) foi a vez da segunda turma do Colégio Unesc, com mais de 50 alunos participantes, receber o certificado de conclusão do projeto. A cerimônia ocorreu no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. 

“O projeto está crescendo e tem levado conhecimento de qualidade aos alunos que participam. Falamos muito sobre cuidados com relação a eventos adversos, eventos naturais, vendavais, enchentes, desastres naturais, enfim. Assuntos que muitas vezes são falados apenas depois que uma tragédia acontece. A intenção do programa é fazer uma mudança de cultura e não de comportamento. Queremos que essas crianças cresçam conscientes do que fazer e do que não fazer em situações adversas”, salienta o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros e coordenador regional da Defesa Civil da Região Carbonífera, Laércio Pedroso.

“Além do conhecimento geral sobre desastres ambientais, eles trabalharam conceitos como resiliência, auxílio à comunidade e demais ações de conscientização. Um exemplo recente foi a campanha nacional SOS Rio Grande Sul, em que pessoas de todo o país estavam enviando donativos para o estado que tinha sido afetado pelas enchentes. 

Os alunos do Programa Defesa Civil na Escola também fizeram ações para ajudar nessa campanha e foram além, escrevendo e enviando cartas de consolo para crianças que foram afetadas pela situação”, relembra a coordenadora pedagógica dos anos finais do Colégio Unesc, Renata Geremias da Silva. “É uma formação integral do ser humano para contribuir com a sociedade em que vive”, acrescenta.

 

Experiência para a vida

Segundo relatos dos próprios alunos, muitos deles não tinham noção da quantidade de temáticas importantes que a Defesa Civil faz parte e o impacto na sociedade. “Foi uma experiência incrível poder conhecer um pouquinho do que é a Defesa Civil. Tivemos muitos aprendizados sobre como ajudar as pessoas e eu achei isso muito legal”, afirma a aluna, Manuela dos Santos Antunes.

Para Patrick Cândido, a atividade que mais chamou a atenção foi a visita ao Radar Meteorológico Sul, em Araranguá. “Foi muito interessante poder conhecer e ver na prática o trabalho que é feito lá. Nunca imaginei que isso seria possível”, comenta o aluno.

A experiência foi enriquecedora também para os professores facilitadores do programa. No ano passado, foi o professor de Ciências, Luan Alves da Silva; e neste ano, a professora de Ciências,  Viviane Mottin. “Eles aprenderam a se proteger em uma situação de risco, a quem recorrer, como agir. Mas também aprenderam a ser solidários. E nós, professores, acabamos aprendendo junto com eles durante todo o processo”, garante Viviane.

Durante a cerimônia de formatura, os formandos receberam um certificado atestando a conclusão do programa. Além disso, foram empossados os alunos formados que farão parte do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Defesa Civil (Nepedec), até a conclusão do Ensino Fundamental, no 9º ano. 

“A formatura foi emocionante para nós e também para os nossos pais. Sou muito grata à Unesc por sempre nos promover coisas novas, conhecimentos além da escola. Com certeza levaremos tudo o que aprendemos no programa por toda a nossa vida”, finaliza a aluna Manuela Rech.

 

Confira a galeria de fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *