Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Acafe é homenageada pela Câmara dos Deputados pelos 50 anos de contribuição à educação

A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (3/12), em Brasília. (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc)

Daniela Savi e Mayara Cardoso

Os 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foram reconhecidos em uma Sessão Solene realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (3/12), em Brasília. A cerimônia, proposta pelo deputado federal Pedro Uczai, reuniu autoridades, reitores das universidades associadas e lideranças políticas em celebração à história e impacto da Acafe na educação e no desenvolvimento de Santa Catarina.

Em seu pronunciamento, a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a relevância histórica e social da entidade, que congrega 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias. “Esse momento simboliza meio século de contribuições essenciais ao desenvolvimento do estado. A Acafe surgiu da organização da sociedade civil para atender às demandas regionais em um período de expansão econômica de Santa Catarina. Desde então, nossas Instituições Comunitárias tornaram-se referências nacionais, responsáveis por 58% da ciência produzida no estado e pela formação de professores no ensino presencial”, ressaltou Luciane.

Ela também celebrou os valores éticos e o compromisso das instituições que compõem a associação. “Hoje a Acafe vive um dos melhores momentos da sua história e um dos melhores posicionamentos que tem, e ela o tem pela mão de todos aqueles que a conduzem: nossas comunidades acadêmicas, nossas forças políticas e nossa sociedade civil organizada. Muito obrigada por essa homenagem”, acrescentou a presidente da Associação.

Como pedido especial, Luciane lembrou ainda da luta das instituições em prol da manutenção de seus serviços e, com isso, a possibilidade de oferecer o acesso ao Ensino Superior de excelência. “O presente que pedimos nesse aniversário de 50 anos é a regulamentação da Lei 12.881 para que o investimento público no fomento às Universidades Comunitárias possa ser realizado com segurança jurídica e de forma justa frente ao que as instituições de modelo comunitário entregam à sociedade”, completou, como apelo ao legislativo. 

O vice-presidente da Acafe, Kaio Henrique Coelho do Amarante, enfatizou a ampla atuação das Instituições Comunitárias, além dos pilares tradicionais de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Somos também inovação, formação de professores, tecnologia, cultura e esporte. A Acafe muda a vida das pessoas, pela sua prestação de serviços nas mais diversas áreas, seja na área da saúde, jurídica, engenharias, nas nossas pós-graduações, pesquisas, nos programas de mestrado e doutorado. Que possamos seguir crescendo e unidos, promovendo o desenvolvimento de Santa Catarina e a dignidade de seu povo”, afirmou Amarante.

O autor da homenagem, deputado Pedro Uczai, reforçou que as instituições que compõem a Acafe cumprem papel relevante na promoção do desenvolvimento humano, social e econômico.  “Os 50 anos da Acafe representam uma transformação na vida de milhares de jovens. É impossível imaginar o estado sem a presença de vocês, que oferecem tantas oportunidades. O estado agradece profundamente ao sistema por seus avanços, conquistas e pela superação de inúmeros desafios”, destacou ele.

Uczai Também reforçou a importância do apoio governamental. “O poder público tem a obrigação de fortalecer essas Instituições. Se tem um compromisso que defendo é reconhecer essas instituições. Não tem outro caminho que o reconhecimento não seja a regulamentação da Lei das Universidades Públicas Comunitárias do país”, observou, completando o pedido da reitora.

O tesoureiro da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, Carlos Hassel Mendes Silva, definiu a solenidade como um momento histórico para a educação brasileira. Ele ressaltou a missão da Acafe de promover excelência acadêmica, inclusão social e inovação.

“Desde a sua fundação, há 50 anos, a Associação tem se dedicado à missão de promover e fortalecer a educação no estado. Suas incansáveis ações têm transformado vidas e pessoas, impulsionado o crescimento, o desenvolvimento não só do estado, mas da região Sul e de todo o território nacional. Cada uma das funções que fazem parte do sistema Acafe nos seus diferentes pontos geográficos do estado de Santa Catarina é um exemplo vivo de compromisso com a excelência acadêmica, com a inovação pedagógica e com a inclusão social. Juntas, formam um verdadeiro mosaico de conhecimento onde estudantes de diversas origens encontram a chance de realizar seus sonhos e de potencializar seus talentos. A Acafe, com visão de colaboração e com gestão inspirada, tem sido exemplo da Associação e de Universidade”, disse Silva.

A senadora Ivete da Silveira e o senador Esperidião Amin também reconheceram o impacto das universidades comunitárias.  “Uma instituição que se tornou sinônimo de excelência e compromisso com a educação superior de Santa Catarina. Ao longo de cinco décadas a Associação consolidou-se como uma força transformadora atuando com excelência na formação de profissionais e na promoção do conhecimento em todas as regiões do estado. Celebramos um legado, a união de esforços que transformou sonhos em realidade e servindo de exemplo para o país”, disse a senadora, destacando ainda o programa Universidade Gratuita, uma iniciativa que consolida ainda mais o papel transformador da educação na vida das pessoas.

 “Nenhuma outra inovação dos últimos 50 anos foi tão eficaz quanto as nossas instituições comunitárias. Elas ‘brotaram’. Não foram criadas por nenhum governo central. Emergiram com a sua própria energia, com as suas próprias características, com as suas vocações determinadas pela sua história”, complementou o senador.

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais com o objetivo de promover a união e o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e inovação. 

Instituída em 2 de maio de 1974, a Acafe desempenha papel fundamental na interiorização do Ensino Superior no estado e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico de todas as regiões.

Estiveram ainda presentes na cerimônia, a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolim, os deputados Deputada Federal Carmem Zanotto; Rafael Pezenti; Jorge Goetten; reitores; a Secretária de Articulação do Governo – SC, Vânia de Oliveira Franco – Secretária de Articulação do Governo – SC, o egresso do Sistema ACAFE, Eduardo Zanatta de Carvalho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *