Buscar meios de estreitar laços com a comunidade. Esse é o desejo da Unesc por meio do projeto de Extensão “Esperança do Verbo Esperançar: Fortalecimento dos Vínculos Comunitários para a Promoção de Saúde no Território Paulo Freire II”, que está na 2ª Edição. Trata-se de uma iniciativa interdisciplinar promovida pelos cursos de Direito, Nutrição e Psicologia e contém apoio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. As ações acontecem nos bairros Paraíso e Tereza Cristina, de Criciúma, com crianças da 5º série da Rede Municipal de Ensino.
Reconhecer e valorizar os talentos dos estudantes estão entre os objetivos, bem como, estimular o senso de pertencimento no espaço universitário, para que continuem os estudos. Pensando nisso, um grupo de crianças da Escola de Educação Básica Municipal Linus João Rech, realizou uma visita à Unesc. Na ocasião, os alunos participaram de uma ação no Laboratório de Gastronomia, em que produziram bolachas personalizadas.
Segundo a professora do curso de Nutrição, Rita Ribeiro, a oportunidade criou um momento lúdico para conhecer um pouco do espaço que o curso utiliza em aulas, bem como toda infraestrutura que a Universidade oferece.
“Foi uma tarde lúdica. Eles vieram brincar e conhecer as aulas práticas do curso de Nutrição. Em campo, nós discutimos a importância de uma alimentação adequada e o que fazer para que possamos alcançar esses resultados. Além disso, verificamos também aspectos relacionados ao crescimento de cada criança, como o peso e altura”, destaca.
Característica do projeto
Segundo a coordenadora do projeto, professora Dipaula Minotto da Silva, a primeira edição aconteceu de 2021 a 2023 e contou com a participação dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Farmácia. Entretanto, com o atual edital, apenas os cursos de Direito, História, Nutrição e Psicologia fazem parte.
“Os bairros Paraíso e Tereza Cristina ficam próximos à Universidade, mas não são muito ‘vistos socialmente’, sendo que algumas pessoas que residem lá dizem que não há placas indicando a localização desses pontos da cidade. Pela fala dessas crianças, a maioria delas nunca tinham visitado a Unesc”, comenta.
Aspectos jurídicos
O curso de Direito da Unesc também contribui com as ações desenvolvidas com as crianças. Segundo o professor Fabrizio Guinzani, já é tradição a participação do curso em Extensões próprias ou com parcerias com outros cursos.
“A Extensão é importante porque a Universidade leva os saberes e os moradores devolvem o conhecimento que possuem. Assim, o nosso papel enquanto Direito é de fazer valer a dignidade humana para cada cidadão”, analisa.
Experiências que edificam
Uma das bolsistas é Maria Júlia da Costa Manoel, da quarta fase do curso de História. Ela comenta com alegria que esse é o primeiro projeto de Extensão que atua e recorda que iniciou por meio de uma professora. “Faz cinco meses que iniciei o meu envolvimento com as atividades e estou achando o contato com as crianças e com as comunidades envolvidas algo maravilhoso”, afirma.
Já a estudante da 10ª do curso de Psicologia, Giulia Bongiolo Casagrande, afirma que pretende ficar como voluntária. “Graças à Unesc, a minha formação se tornou muito mais completa o que possibilitou o melhor aproveitamento nas atividades”, garante.
De acordo com a professora que atua no apoio pedagógico na escola, Rosa de Lima Dutra Pacheco, os jovens vem de uma realidade diferente e que ao conhecer a Universidade faz com que conheçam outras possibilidades. “Essas experiências de visitar pontos da cidade como a Unesc, é muito gratificante para eles e a gente vê a satisfação no rosto deles”, pontua.