Você já ouviu falar de Borgonha? Carinhosamente chamado de “o coração da França”, o local fica no Centro-Leste francês e é mundialmente famoso pela excelente produção de vinhos. A culinária de qualidade e a arquitetura que mescla palácios da antiga monarquia francesa, parques, museus e mirantes, também são um atrativo à parte para quem visita a região.
Estes e outros detalhes que só quem mora na região é capaz de compartilhar, foram pauta em uma aula diferente ministrada aos alunos de Francês da Escola de Idiomas da Unesc. “Temos a programação do material didático Alter Ego 2, mas como nossas aulas partem de uma abordagem comunicativa, do uso real da língua e de experiências possíveis, resolvemos ter essa abordagem diferenciada. Um dos livros que estamos lendo, menciona Borgonha. Então chamamos uma guia brasileira que mora lá e trabalha divulgando o turismo da região. Foi uma maneira diferente de aprofundar os estudos”, explica a professora Carmen Lúcia Tabelli Souza.
Para Marcos Spillere, aluno da turma de francês, a experiência foi especial. “Foi muito enriquecedor ouvir as histórias e poder praticar ainda mais o idioma”, afirma.
A guia brasileira que participou da aula foi Juliana Lins Cruz. O trabalho dela pode ser conhecido por meio da conta no Instagram @vempraborgonha. Em 2015 ela trocou a maior metrópole da América Latina, São Paulo, para viver na pacata região de Borgonha. “Troquei o ritmo acelerado de uma carreira em uma multinacional americana, pela rica tradição de uma região onde a produção de vinhos é a essência de tudo”, comenta.
Com quase dez anos de vivência no local, Juliana compartilhou com os alunos o que ela considera de vantagem e desvantagem na região e como é viver lá. Também compartilhou alguns vídeos e áudios, tornando a aula mais interativa e possibilitando aos estudantes praticarem ainda mais a escuta e a fala no idioma francês.