Lucas Bueno Bernardino saiu da poltrona onde estava e caminhou em direção ao palco do Auditório Ruy Hülse. Em uma das mãos, um buquê. Os olhos, fixos em uma menina. Era Isis Gabrielli Ferreira Bernardino, sua filha de 9 anos, aluna do 4º Ano, que autografara o próprio livro, produzido como parte da atividade Ciranda do Livro, proposta pelo Colégio Unesc.
“É emocionante. O futuro são os nossos filhos. Vale a pena a nossa dedicação ao estudo dela, sendo recompensado pelas notas e pela dedicação em escrever o livro. É um sentimento de amor, alegria e carinho”, relatou Bernardino após entregar as flores rosas à filha.
O livro de Isis conta a história de uma menina e sua irmã e explora como os sentimentos delas variam conforme o lugar onde estão. “Foi emocionante, mas tem que segurar as lágrimas para não estragar a maquiagem”, brincou a aluna, que dedicou a obra aos pais com a frase: “Um abraço e um beijo da Isis”.
A Ciranda do Livro é uma iniciativa do Colégio Unesc que incentiva a criatividade e o protagonismo dos alunos que, durante três noites nesta semana, se revezaram para autografar e se apresentar durante a Mostra Literária.
O projeto é voltado aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A Mostra Literária, uma iniciativa dedicada ao estímulo da leitura e da escrita, resultou na publicação de um livro contendo a história escrita por cada um deles.
“Encerramos o projeto Ciranda do Livro, em que as crianças participaram de um lindo evento com apresentações, finalizando com o autógrafo à obra idealizada e materializada em conjunto com os professores e equipe pedagógica. É uma iniciativa que nos dá muito orgulho. Compartilhar com a família é um presente de fim de ano que mostra as vivências e o aprendizado”, cita a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava.
Habilidades
O objetivo da iniciativa é ainda aprimorar as habilidades de leitura e escrita e, conforme a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, não há forma melhor de fazer isso do que permitir que os alunos se tornem os autores de seus próprios livros.
“Durante o ano letivo de 2024, cada turma realizou um projeto significativo e essencial em que cada aluno escreveu uma história a partir do tema proposto, que culminou com a noite de autógrafos. É um momento rico, de essência, afeto e significado em que eles constroem as próprias histórias a partir dos assuntos trabalhados durante o ano”, comenta.
As noites de autógrafo lotaram o Auditório Ruy Hülse nessa segunda, quarta e quinta-feira (25, 27 e 28/11).