Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Pró-reitora da Unesc palestra no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uniarp

Gisele Coelho Lopes abordou a importância da Extensão no contexto universitário, nessa segunda-feira (Fotos: Imprensa Uniarp)

 

O Oeste do estado recebeu, nessa segunda-feira (25/11), a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes. A liderança da Universidade palestrou na 19ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sedepex), evento que tem o propósito de promover a integração dos eixos da Universidade com a socialização dos resultados finais ou parciais de pesquisas inovadoras, pesquisas de iniciação científica, relatos de atividades extensionistas, trabalhos de conclusão de curso, projetos integradores e projetos de leituras interdisciplinares.

Responsável pela palestra de abertura do evento, a pró-reitora da Unesc destacou a importância da Extensão universitária para para o desenvolvimento regional. “Levantamentos a discussão sobre como as universidades podem ser agentes transformadores nas comunidades onde estão inseridas, trazendo exemplos práticos da nossa Unesc e demonstrando a importância da extensão para o desenvolvimento sustentável de uma região”, apontou.

Entre os diferenciais apresentados foi a forte presença das Universidades Comunitárias catarinenses conectadas com a região onde estão inseridas e dispostas a atuar diretamente com a comunidade, conforme Gisele, estão os projetos de apoio ao empreendedorismo local, fomento à economia solidária e incentivo à inovação tecnológica.

“Isso tudo apenas no eixo de crescimento econômico. Afora isso, podemos apontar benefícios voltados à inclusão social, à valorização cultural e, claro, os impactos diretos e indiretos possibilitados pela educação como propulsora para elevar a qualidade de vida de todos aqueles que se beneficiam com o acesso”, acrescentou Gisele.

A Pró-reitora refletiu ainda que a extensão é também uma oportunidade para inserir os estudantes no centro da experiência. “É por meio da extensão que os nossos estudantes têm o contato com a realidade e são tocados por ela. É na extensão que ocorre a troca mútua de saberes entre estudantes e comunidades, esse processo gera a transformação e autonomia em todos que participam”, destacou.

 

Conhecimento que resulta em benefícios

A coordenadora do evento, Cristine Vanz Borges, explica que o conhecimento produzido em sala de aula, assim como a inovação por meio da Pesquisa desenvolvida por professores e acadêmicos, resulta em benefícios levados à comunidade por meio de ações extensionistas. “Todas estas iniciativas fazem com que a rede de relacionamento acadêmico entre professores, pesquisadores e comunidade seja valorizada e ampliada”, destaca.

Segundo ela, Ensino, Pesquisa e Extensão, agora ampliado pela inclusão da Inovação — é essencial para o desenvolvimento da universidade e para a ampliação da rede de relacionamentos acadêmicos. “A união destes pilares nos permite formar profissionais altamente capacitados e cidadãos conscientes, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a valorização da diversidade”, encerra.

A mesa de autoridades do evento teve a presença do reitor Neoberto Geraldo Balestrin, vice-reitor acadêmico Joel Haroldo Baade, coordenadora geral do Sedepex, Cristine Vanz Borges, coordenadora geral da Graduação e membro da Comissão Organizadora do Sedepex, professora Mestra Talize Foppa, coordenadora da Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização da UNIARP e membro da Comissão Organizadora do Sedepex, professora Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e membro da Comissão Organizadora do Sedepex, professor Levi Hulse e a coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da Uniarp, professora Mestra Rosana Rachinski D’Agostini.

Colaboração: Imprensa Uniarp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *