Com o propósito de debater o design e suas mais variadas formas, fontes de inspiração e características a XII Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), maior evento institucional da Unesc, trouxe à pauta o “Panorama do Design nos EUA”. O assunto foi tema da palestra apresentada na noite desta terça-feira (9/11) pelo designer industrial e professor Ignácio Urbina Polo, que atua em uma agência em Nova York. Nascido na Venezuela e com mestrado em Engenharia de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ignácio relatou peculiaridades do mercado norte-americano no bate papo mediado pelo arquiteto João Luís Rieth, coordenador do curso de Design de Produtos da Unesc e consultor do Sebrae/SC.
A palestra integrou a programação voltada ao Dia do Design Gráfico, comemorado no último dia 5. Entre os temas abordados estiveram a docência, o ensino e a pesquisa na área proposta. Polo ainda aguçou a curiosidade da plateia que, mesmo online, participou ativamente. Ele tratou da sua trajetória profissional encorajando os participantes a seguirem suas bases criativas, mas mantendo um perfil no qual seja possível identificar o criador.
“Os projetos de design contrastam com a abundância e a escassez, o passado e o futuro, como, por exemplo, a viagem que fiz a povos indígenas e onde pude perceber que dá para unir o design do futuro com as tradições indígenas; o passado e o presente. Sobretudo, unir produtos a tecnologia com uma cara muito mais humana. Onde função e beleza se equiparem, ou seja, a mesma coisa”, assinalou.
Polo ainda destacou que cada lugar tem suas características e que as mesmas causam impactos variados no design dos produtos. “Mas, ao mesmo tempo, tudo se mistura: Impressão que tenho ainda do Brasil, pois entendi no período em que morei aqui que existem muitos Brasis, não só geograficamente, mas culturalmente. E nos Estados Unidos acontece a mesma coisa”, explicou, acrescentando que é preciso entender, ao desenvolver um produto, “que é para o ser humano que pensamos os projetos”.
Mais sobre o palestrante
O palestrante tem mestrado em Engenharia de Produtos pela UFSC e especialização em Biônica. Trabalhou em diferentes áreas do design, desenvolvendo projetos para empresas, instituições públicas e privadas. Trabalhou como designer de produtos e pesquisador no Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial. Em 1995, juntou-se à equipe de Miguel Arroyo, Álvaro Sotillo e Alberto Sato para participar da criação do Centro de Arte La Estancia em Caracas e trabalhou na curadoria e museografia de sua exposição inaugural. Trabalhou em grandes projetos na Venezuela: Complexo Hidrelétrico Macagua (1996) em Guayana, a Universidad Central de Venezuela (1996-2002) e o Pavilhão Andino Amazônico para Expo Aichi (2005) no Japão.
Polo foi, ainda, professor na Prodiseño Escola de Comunicação Visual e Design, em Caracas, desde 1995 e diretor entre 2004 e 2009. Atuou também como professor visitante em Universidades nacionais e internacionais e co-dirigiu oficinas de design como Bio Design Ecologias do Futuro no TEC de Monterrey no México (2019) e SEA Sustentabilidade na comunidade indígena Kuna, no Panamá, em 2018. Participou também do Hiper Workshop de escolas de design híbrido (2018) organizado pela Wanted Design em Nova York.
O venezuelano fez parte, ainda, da curadoria de exposições de design e, desde 1994, seus escritos foram publicados em jornais e revistas especializadas. É editor da Di-conexiones, plataforma dedicada ao design industrial e tem sido convidado a participar do corpo de jurados em prémios e concursos de design como o Design Excellence Brazil (2010) e o Observeur du Design (2014), o Prêmio Nacional de Desenho Industrial na França. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Bienal Ibero-Americana de Design de Madrid.
Também é professor em tempo integral no Departamento de Desenho Industrial do Pratt Institute em Nova York e continua a desenvolver projetos de desenho industrial de forma independente. Sua pesquisa atual se concentra na interseção do design industrial e na interação, com interesse na cultura material descolonizada, envelhecimento, cidades e recursos mínimos
XII Semana de Ciência e Tecnologia
A XII SCT segue até o dia 12 de novembro, na modalidade virtual. Durante a Semana são realizados o 21º Seminário de Iniciação Científica, o 13º Salão de Extensão, o 11º Salão de Ensino, o 7º Salão de Pós-Graduação, a 8ª Feira de Inovação, o 8º Talento Cultural, a 7ª Feira de Ciências, o 6º Workshop de Arqueologia e o 4º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.
O evento é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino/experiência. A SCT tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e o apoio de Fapesc, CPNq, Capes e Biozenthi Dermocosméticos.
Confira a programação completa da SCT clicando aqui. Assista a íntegra da palestra pelo canal da Unesc TV no Youtube, no link abaixo.
(Especial: Alexandra Cavaler / Comunicação SCT / Unesc)