O curso de Artes Visuais da Unesc lançou o projeto de Extensão O Tempo Urge, uma iniciativa interdisciplinar com o objetivo de promover a formação continuada de professores da Educação Básica da região de Criciúma. O projeto visa capacitar docentes das áreas de Artes, Geografia e Biologia, estimulando a reflexão e a ação sobre questões ambientais e a importância da arte contemporânea como ferramenta pedagógica.
Conforme a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, explica o propósito da iniciativa, o projeto busca proporcionar aos professores novas formas de pensar e agir em sala de aula. “Trabalhamos com uma abordagem que articula arte, ética e questões ambientais, oferecendo uma perspectiva mais ampla e sensível sobre os desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas e a preservação ambiental”, afirma.
Coordenado por professores do curso de Artes Visuais, o projeto se propõe a integrar a prática artística com o desenvolvimento de projetos de ensino que abordam questões climáticas e sustentáveis, com especial atenção ao impacto das mudanças ambientais no meio terrestre.
“Os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica de forma direta, colaborando com os professores da Educação Básica. Essa troca de saberes é essencial para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com as questões sociais e ambientais”, comenta a coordenadora do curso, Daniele Zacarão.