Pesquisadores da Unesc estão marcando presença no 13º Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SABSul) e na 5ª Jornada de Atualização em Arqueologia Guarani, que segue até sexta-feira (15/11) na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. O evento, sediado no Centro de Convenções da Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e no Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Arqueologia, promovendo discussões teóricas e metodológicas, além da apresentação de trabalhos de pesquisa.
Com a proposta de promover a divulgação de resultados e a comunicação de trabalhos em andamento, o encontro bienal é uma importante plataforma para o compartilhamento de conhecimentos e a difusão da Arqueologia no Brasil. A Unesc participa com apresentações de diversos trabalhos realizados por pesquisadores do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), do curso de História, do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
O evento tem como foco a promoção da pesquisa e da preservação do patrimônio arqueológico, destacando a relevância do trabalho científico para o fortalecimento do conhecimento sobre o passado e a valorização das culturas tradicionais.
Conforme o professor e pesquisador do PPGCA/Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o encontro proporciona um importante momento de discussão sobre as ações de salvaguarda e a preservação do patrimônio arqueológico. “O evento contribui para o enriquecimento do conhecimento arqueológico e científico na região Sul, além de reforçar a importância da preservação do patrimônio cultural para a sociedade”, afirma Campos.
O doutorando Suliano Ferrasso, também participante do evento, destaca a importância da interação entre ciência, educação e cultura. “O encontro é um espaço para pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, com uma maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, unindo ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta.O Congresso é promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SABSul).
O evento é promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SABSul) e pode ser acompanhado por meio do link: https://sitesabsul.wixsite.com/sabsul
Trabalhos apresentados
Entre os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Unesc, estão as seguintes pesquisas:
– Explorando aspectos de uma ocupação pré-colonial no Litoral Norte do RS sob uma abordagem zooarqueológica: sítio arqueológico Vento Frio 2, autores: Suliano Ferrasso e Juliano Bitencourt Campos.
– Ossos e dentes como matéria prima para a confecção de artefatos durante a pré-história no sul do Brasil: O caso do Sambaqui da Rua 13, Bombinhas/SC , autores: Diego Dias Pavei, Jessica Ferreira, Marcos Cesar Santos e Juliano Bitencourt Campos.
– Sazonalidade atual de aves antigas: uma análise prévia de vestígios osteológicos de avifauna no sítio arqueológico rua do papagaio – SARP; Bombinhas, Santa Catarina, autores: Breno Ferreira Fontana, Diego Dias Pavei, Suliano Ferrasso e Juliano Bitencourt Campos.