Com a participação de pesquisadores, acadêmicos e profissionais do setor industrial, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc, realiza nesta terça e quarta-feira (12 e 13/11), a quarta edição do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade, que ocorre no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
O foco do evento está na sustentabilidade nas áreas de química, mineração e engenharia de materiais e visa fortalecer a inovação e o avanço científico e tecnológico, incentivando o desenvolvimento de soluções que contribuam para o progresso sustentável do país.
Ao participar da abertura da iniciativa, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, ressaltou a importância em reunir iniciativa privada e Universidade em torno de temas importantes como este.
“Ouvimos falar muito em sustentabilidade e precisamos fazer a nossa parte, pois queremos deixar um mundo melhor para os nossos filhos. A Unesc está de portas abertas com os programas para contribuir com a comunidade. Somos uma Universidade Comunitária que dá as respostas à sociedade”, falou.
O coordenador do Simpósio, Tiago Bender Wermuth, lembrou que entender como a iniciativa privada olha para as questões ambientais também é importante. “Queremos que o evento seja um espaço fértil para a troca de ideias e formação de parcerias. É gratificante reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria acerca de uma temática importante”, disse.
O Simpósio de Materiais e Sustentabilidade ocorre paralelamente ao 20º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que teve início na noite dessa segunda-feira (11/11), e segue até quinta-feira (14/11), com a participação de grandes referências nacionais da área. Dentro da programação, ainda estão o 17º Encontro do Comitê Temático Rede APLmineral – CT Rede APLmineral – e Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2024 – PMP APL Mineral 2024.
Protagonizado pela Unesc, o evento conta com palestras, painéis de discussão e a apresentação de experiências bem-sucedidas que estão promovendo a sustentabilidade e a inovação no setor, em especial no que diz respeito à temática “Economia Circular como estratégia para o Desenvolvimento Regional e a Sustentabilidade dos APL de Base Mineral”.