Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Cursos curta duração/Unesc Level

Profissionais chilenos participam de curso ministrado pela Unesc

Com encontros virtuais e presenciais, capacitação envolve profissionais da saúde e busca compartilhar boas práticas voltadas à atenção primária (Fotos: Décio Batista/ Agecom Unesc)

As experiências exitosas do Sistema Único de Saúde brasileiro, especialmente as voltadas à atenção primária,  serão compartilhadas em um curso oferecido pela Unesc a 51 estudantes chilenos. O curso “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde”, que teve Aula Inaugural nesta segunda-feira (4/11), é fruto da parceria internacional com a Universidade Corporativa Luces, a empresa Atom e a Universidade Del Alba, todas do Chile, por meio do projeto Unesc Level.

O curso terá encontros virtuais realizados ao longo de toda a semana e, a partir da próxima segunda-feira (11/11), passará a ter aulas presenciais com a chegada dos estudantes visitantes a Criciúma.

“A Unesc tem como missão expandir o conhecimento e a inovação para além de nossas fronteiras, e a parceria com essas instituições chilenas reforça o compromisso de levarmos uma formação de excelência em saúde comunitária e gestão, baseada em um olhar humano e integrado. Estamos entusiasmados em compartilhar uma metodologia que reconhece o sistema de saúde como um determinante social e promotor de qualidade de vida na construção de um futuro mais solidário e sustentável”, salienta Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Universidade.

Representando a reitora na Aula Inaugural, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, garantiu que a Universidade está engajada para entregar a melhor formação aos estudantes participantes, “Não tenho dúvida de que esse projeto será exitoso. Temos aqui colegas professores e pesquisadores que são referência internacional em saúde e certamente tem uma bagagem imensurável para transmitir a cada um de vocês. Agradecemos a confiança do governo chileno e todos os parceiros que credenciaram a nossa Universidade para colocar em prática esse curso tão importante”, declarou.

 

União de grandes instituições

No encontro desta segunda-feira, Luciano Rodrigues Marcelino, da Universidade Corporativa Luces, agradeceu pela oportunidade de unir esforços com a Unesc para esse importante projeto. “Estamos muito felizes em ter colaborado em unir duas significativass instituições que tem papel fundamental no campo da Educação Superior”, destacou.

Para o reitor da Universidade Del Alba, Rafael Rosell Aiquel, a oportunidade será, sem dúvidas, muito produtiva do ponto de vista acadêmico. “É muito importante que nossos profissionais possam se capacitar, pois isso se reflete em benefícios diretos aos usuários do sistema de saúde. É uma grande oportunidade”, salientou.

Representando o Ministério da Saúde do Chile, Carmem Aravena , convocou os 51 participantes do curso que aproveitem ao máximo o aprendizado oferecido. “Nós do Ministério da Saúde estamos convencidos de que a atenção primária é a base do sistema público de saúde e estamos, sobretudo, potencializando nossa atenção primária com a reforma e começando progressivamente a universalização da assitencia em saúde nesta área”, pontuou, destacando ainda a importância da construção dos cuidados integrais em saúde no dia a dia da comunidade.

Ao longo do curso os participantes irão desenvolver, com apoio dos docentes, um projeto de intervenção e melhora do sistema de saúde chileno a ser apresentado no Ministério da Saúde do Chile após a experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *