Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar busca integrar dados da Eletrosul ao projeto Amurel Conectada

Objetivo do encontro foi estabelecer mais uma parceria para integração dos dados hidrometeorológicos ao projeto. (Foto: Divulgação)

Na tarde dessa quinta-feira, dia 24, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas se reuniu com os representantes da Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) para estabelecer mais uma parceria com o projeto Amurel Conectada. O encontro ocorreu na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), com o objetivo de tratar sobre a integração dos dados hidrometeorológicos da Eletrosul ao projeto.

Durante a conversa, foram esclarecidos alguns pontos da iniciativa para prospectar o compartilhamento dos dados ao software. Neste sentido, visto que a bacia hidrográfica do Rio Tubarão está cada vez mais propensa a cheias, destacou-se a importância da integração com diversas entidades, para que os dados sejam reunidos e o acesso a eles facilitado a partir de uma única plataforma, que poderá ser acessada por toda a população em momentos de crise.

Na visão do presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, a reunião possibilitou o esclarecimento de dúvidas e buscou alinhar o projeto com as duas estações da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Barra do Rio Chapéu, localizado no Rio Braço do Norte na divisa entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna, que também fornecem dados em tempo real. “São estações importantes e completas, que têm dados relevantes para o trabalho da Amurel Conectada. Fizemos o alinhamento, explicamos o contexto e os objetivos do programa. Agora, eles irão trabalhar internamente para que, em breve, tenhamos condição de acessar aquelas duas estações e assim qualificar ainda mais a base de dados da Amurel Conectada”, explica Back.

Representando a Eletrosul na reunião, participaram o engenheiro de Segurança de Barragens, Nathan André Oliveira Socha, e o coordenador de implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAEs), Leonardo de Paula Caetano. Ambos se colocaram à disposição e levarão a proposta à companhia para assinatura do termo de cooperação.

Em nome do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, além do presidente, estiveram presentes na reunião, o vice-presidente e representante da Amurel, Patrício Fileti; o secretário executivo, Rafael Marques, que representa o Sindicato Rural de Tubarão; e a técnica em gestão hídrica do ProFor Águas Unesc, que presta suporte ao órgão, Mhaiandry Mathias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *