A Unesc, em parceria com a Casa Guido, realizará no dia 6 de novembro o 1º Simpósio de Câncer Infantojuvenil de Criciúma com o objetivo de ampliar o conhecimento e a conscientização sobre os sinais e sintomas da doença entre crianças e adolescentes. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área da saúde aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. A atividade ocorrerá das 18h30 às 21h30, com direito a uma recepção especial com lanche para os participantes.
As palestras serão ministradas pelo renomado onco-hematologista pediátrico Dr. Amilcar de Azevedo, que atualmente é diretor técnico do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos Boldrini, maior centro de pesquisa em oncologia pediátrica da América Latina, localizado em Campinas, São Paulo. Na ocasião do evento, o palestrante irá compartilhar sua vasta experiência na área. Os temas a serem apresentados serão: “Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil / Casos Clínicos” e “Leucemia na infância”. As apresentações abordarão as principais manifestações clínicas do câncer em crianças e adolescentes, e serão discutidos casos reais, oferecendo uma perspectiva prática e atualizada para o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é um prazer mais uma vez estar ao lado da Casa Guido em um Simpósio que poderá aprimorar os conhecimentos dos participantes e contribuir para a melhora dos índices de diagnóstico precoce na região. “É fundamental que a Universidade esteja junto de instituições em eventos como este, que contribuem diretamente para os serviços de saúde de toda a região, qualificando ainda mais o conhecimento dos nossos estudantes e profissionais”, pontua.
Conforme a Biomédica e Doutora em Ciências pela USP, Lisienny Rempel, também coordenadora do Programa Diagnóstico Precoce da Casa Guido, o Simpósio faz parte das ações da instituição, com foco no compartilhamento e na atualização de conhecimentos de acadêmicos e profissionais em torno da temática do câncer em crianças e adolescentes.
“Um dos nossos grandes objetivos é estarmos mais próximos dos estudantes das áreas da saúde, educação e assistência social, pois esses serão os profissionais que, em breve, estarão na linha de frente, ajudando-nos a encaminhar de forma correta e ágil os casos a serem investigados e diagnosticados precocemente”, afirma Lisienny.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4VqG3hJOCG2ddlcFw4g3I1X5nR6gkWkZCA8cE4oCOvBU5KQ/viewform, também disponível na bio do Instagram @CasaGuido até o dia 3 de novembro.