Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Com participação da Acafe, programa SC Mais Inovação é lançado

Associação Catarinense das Fundações Educacionais é protagonista de iniciativa que visa colocar Santa Catarina ainda mais na vanguarda da tecnologia. (Fotos: Mafalda Press)

Com protagonismo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (21/10), lançou novo programa SC Mais Inovação. O projeto tem proposta de transformar Santa Catarina em grande polo tecnológico, conectando todas as regiões do estado para que haja cada vez mais soluções inovadoras com base em demandas regionais.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) em parceria com a Acafe, vai ainda implantar, até 2026, nove Centros de Inovação, que se somarão aos 15 já existentes. Para 2025, já estão previstos pelo Estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que neste ano.

No evento de lançamento, o governo assinou junto à Associação Catarinense das Fundações Educacionais o convênio no valor de R$ 4,4 milhões para ampliar a articulação entre setor público e pesquisa. “A Acafe se orgulha em fazer parte desta parceria estratégica para a inovação em Santa Catarina. Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inaugurar um novo momento para o desenvolvimento científico e tecnológico e ampliará o impacto das nossas universidades na promoção de soluções que beneficiarão toda a sociedade”, avaliou.

“A inovação e o empreendedorismo têm sido transversais na formação acadêmica das nossas instituições. Logo, são instituições que reúnem a ancoragem necessária para protagonizar a execução deste projeto em todo o território catarinense”, destacou ainda, Luciane.

Investimento em inovação

Conforme a reitora, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta que é responsabilidade das instituições de educação superior investirem em inovação e a atuação das instituições da Acafe tem sido intensa neste sentido. “Logo, parece-me que aqui nós temos uma via de mão dupla: uma política pública sendo implantada pelo Governo do Estado em instituições sem fins lucrativos, nascidas do desejo das próprias comunidades, e nossas universidades cumprindo o seu papel mais uma vez para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”, acrescenta.

A expectativa, a partir do projeto, é de até 2026 o setor de inovação alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense – hoje o índice é de 7,5% – e gere mais 29 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *