O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Unesc promoveu, na terça-feira (15/10), uma palestra ministrada pela professora e pesquisadora da Western University, do Canadá, Scheila Daiane Schmidt. O evento, realizado na sala 105 do Bloco R1, teve como público-alvo os estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica, com o objetivo de discutir estratégias de internacionalização e compartilhar experiências para quem busca avançar na carreira acadêmica.
Durante sua apresentação, Scheila abordou temas como a importância da preparação para conseguir bolsas e fomentos internacionais, além de destacar a importância da tecnologia aplicada à neurociência em suas pesquisas.
“O edital será o seu melhor amigo”, enfatizou a palestrante, orientando os acadêmicos a enviarem suas candidaturas com antecedência e revisarem cuidadosamente cada detalhe antes da submissão. Ela também frisou a necessidade de manter contato contínuo com as instituições após a aprovação e a importância de planejar com cuidado, incluindo o estudo das leis e a realização de aulas de língua local antes de partir para o país escolhido.
Para ela, o sucesso acadêmico está atrelado à persistência, à construção de redes de apoio e à busca constante por oportunidades: “Dedique um tempo diário para esse objetivo e fique sempre aberto ao novo. Existem muitas bolsas disponíveis, é preciso ir atrás delas”, disse.
Outro ponto importante destacado pela palestrante foi a distinção entre orientadores e mentores. “O orientador é diferente de um mentor. Ter um mentor é essencial, pois há momentos em que vocês e seus orientadores podem não estar alinhados. O mentor é quem pode ajudar a te guiar”, explicou.v
A professora e pesquisadora do PPGCS, Gislaine Zilli Réus, também reforçou a importância do evento e o impacto positivo que palestras como essa têm na formação acadêmica dos estudantes. “É fundamental que os estudantes tenham contato com essas experiências internacionais e aprendam a trilhar caminhos que ampliem suas possibilidades de crescimento na carreira acadêmica”, destacou Gislaine.
Sobre a convidada
A convidada fez doutorado sanduíche no Departamento de Ciências da Saúde da Università degli Studi di Firenze (UNIFI), na Itália. Concluiu seu primeiro pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), seguido de outro pós-doutorado pelo Programa de Internacionalização CAPES-PrInt no PPG em Geriatria Biomédica, também na PUCRS. Além disso, atuou como pesquisadora visitante nos Departamentos de Ciências da Saúde (DSS) e de Neurociências, Psicologia, Pesquisa de Medicamentos e Saúde Infantil (Neurofarba) da Unifi, na Itália. Sua trajetória internacional inclui dois pós-doutorados na University of Western Ontario (UWO), Canadá, um deles pelo Research Program of Alzheimer Society of Canada e o outro pelo Canadian Institutes of Health Research.