Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Semana de Ciência e Tecnologia

Painéis e minicursos movimentam
15ª Semana de Ciência e Tecnologia

Evento segue até sábado (19/10), na Universidade, e é aberto ao público. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc teve uma manhã repleta de atividades nesta quarta-feira (16/10), com painéis e minicursos que abordaram diversos temas. O evento acontece em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e segue até sábado (19/10) por todo o campus da Universidade e no Centro de Inovação Criciúma (CRIO). O tema deste ano é “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”, e reúne pesquisadores, acadêmicos e especialistas para discutir inovações e conhecimentos científicos, além da comunidade em geral.

Entre as áreas de abrangência dos painéis, estão as Ciências da Saúde, Pesquisa, Extensão e Inovação, Ciências, Engenharias e Tecnologias.

Um dos destaques foi o painel sobre o Transtorno Depressivo Maior: da Neurobiologia a Estratégias de Tratamento, ministrado pelo mestre em Ciências da Saúde da Universidade, Lucas Cândido Pedro.

Pesquisador na Unidade de Pesquisa em Depressão (UPD) do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade, Pedro explorou a origem, epidemiologia e fisiopatologia do transtorno, além de discutir teorias e estratégias de tratamento. Ele enfatizou a dificuldade de acesso ao tratamento em países de baixa e média renda, onde 75% das pessoas não têm assistência adequada.

Ele ressaltou que, apesar de existir tratamento eficaz para a depressão, há grandes obstáculos. “Há uma falta de profissionais capacitados para diagnosticar e tratar corretamente o transtorno, além do estigma associado à saúde mental, o que afasta muitos pacientes do atendimento. Esses fatores, somados à escassez de recursos, agravam a situação”, afirmou.

O Transtorno Depressivo Maior (TDM), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, já ocupa o terceiro lugar em termos de carga global de doenças e, até 2030, poderá ser o primeiro. Mulheres, idosos, gestantes e crianças apresentam taxas mais elevadas de incidência, com influências genéticas, psicológicas e sociais. “Regiões específicas, como o hipocampo e o córtex pré-frontal, são afetadas em pacientes deprimidos, impactando memória, humor, sono e motivação”, explicou o palestrante.

Outro minicurso de relevância abordou o tema “Relação de Causalidade no Direito Penal: Teoria e Prática na Jurisprudência Catarinense”, ofertado pelo mestre em Direito, Alfredo Engelmann Filho. 

Direito Penal

O minicurso discutiu os fundamentos e as implicações da relação de causalidade no direito penal, explorando as principais teorias, a aplicação prática no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e sua relevância para a imputação de responsabilidade criminal. 

“Durante o encontro, os participantes analisaram se uma pessoa jurídica pode ou não ser responsabilizada por crimes ambientais, considerando que ela não pode receber pena de prisão. Assim, discutimos as avaliações possíveis que podem ser aplicadas a empresas no contexto do direito penal”, explicou o docente. 

A proposta do minicurso foi ainda unir teoria e prática, utilizando textos e videoaulas para apoiar a pesquisa dos estudantes, com o objetivo de fortalecer a compreensão acadêmica e prática sobre o tema.

A SCT 2024

A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.

Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.

Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *