Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Acadêmicos e comunidade participam de oficina sobre empreendedorismo 

Encontro da manhã desta terça-feira abriu a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Acadêmicos e membros da comunidade em geral tiveram a oportunidade de explorar conceitos fundamentais de empreendedorismo durante oficina ministrada pelo professor da Unesc, Abel Correa de Souza. O encontro da manhã desta terça-feira integra a programação da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), que ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema desta edição é “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”.

O professor esclareceu os principais conceitos relacionados ao perfil empreendedor ao abordar tópicos como a seleção de ideias, o aproveitamento de oportunidades e a implementação de novos negócios. “O que o empreendedor faz é transformar uma oportunidade em um negócio”, destacou.

Além disso, o encontro promoveu reflexão sobre a classificação dos empreendedores, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), diferenciando os empreendedores por necessidade e por oportunidade. “Empreendedores de sucesso reúnem algumas características-chave: visão, capacidade de tomar decisões, dinamismo e uma forte habilidade de planejamento”, comentou.

“A oficina enfatizou a necessidade da elaboração da modelagem do negócio e de um Plano de Negócio para qualquer empreendimento, inclusive para vida pessoal”, relatou.

Mitos sobre empreendedores

O professor abordou ainda os mitos que envolvem o empreendedorismo. Um dos mais comuns é que “empreendedores nascem feitos”, ou seja, a crença de que certas pessoas possuem um “dom natural” para empreender. “Na verdade, o empreendedorismo é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida com prática e perseverança”, reforçou. 

Outro mito é de que “empreender é arriscado demais”. Embora os riscos existam, uma boa modelagem e planejamento podem minimizar as incertezas e aumentar as chances de sucesso.

A SCT 2024

A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.

Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.

Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *