Na juventude, Joaquim Cruz era apaixonado pelo basquete e projetava o futuro dentro das quadras. Não era adepto do atletismo, mas, após um professor de Educação Física ver nele um atleta em potencial, o adolescente de 14 anos de idade mudou o pensamento.
A partir daquele momento trocou as quadras pelas pistas e a cesta pela linha de chegada. “Dou muito valor ao início, foi dos 12 aos 14 anos, quando mudei para os Estados Unidos, que tive a base para sobreviver em outro país. Os desafios no Brasil me deram a base para encarar os obstáculos em outro país. Se não fosse o professor de Educação Física, Luiz Roberto eu não seria atleta”, enfatizou Cruz ao lembrar o início da carreira.
A palestra foi proferida durante a Aula Magna do curso de Educação Física da Unesc na noite desta quinta-feira (10/10). Natural de Taguatinga, no Distrito Federal, Joaquim Cruz, foi campeão olímpico dos 800 metros, nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, além de conquistar a medalha de prata na mesma prova, em Seul, na Coreia do Sul, em 1988 e por duas vezes campeão pan-americano, em Indianápolis, nos Estados Unidos, 1987 e Mar del Plata, na Argentina, em 1995.
“Estamos honrados pela presença de um campeão olímpico. Nós temos um curso que trabalha com a Educação Física e com o esporte e sabemos todas as competências e habilidades para se tornar um atleta. A vitória do Joaquim Cruz é um triunfo para a Educação Física e da perseverança. O que faz pelo mundo nos deixa honrados. É um presente para nós no momento que o curso completa 50 anos”, relatou o coordenador-adjunto do curso de Educação Física da Unesc, Romulo Luiz da Graça.
Padrinho da Maratona de Criciúma
O medalhista olímpico é padrinho da 7ª Meia Maratona e 2ª Maratona de Criciúma que ocorre nas avenidas Centenário e Santos Dumont, entre outras vias de Criciúma neste domingo (13/10). Apresentada pela Unesc, maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina, reunirá mais de 1,5 mil atletas em provas de 42, 21, 10 e cinco quilômetros, além de Corrida Kids.
São esperados cerca de 1,5 mil atletas que se concentram no Parque da Prefeitura, que recebe o pórtico de largada e chegada e a arena do evento, repleta de atrações aos participantes e aberta ao público.
A programação oficial da Maratona de Criciúma 2024 começa ainda neste sábado (12/10). Das 10h às 17h, os atletas inscritos fazem a retirada de kit na Unesc. Conforme regulamento, cada atleta deve entregar um litro de leite, que será destinado a instituições filantrópicas de Criciúma.
“Estamos orgulhosos de realizar mais uma edição da Maratona de Criciúma, consolidando o evento como a maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina. A presença do Joaquim Cruz, uma lenda do atletismo mundial, como nosso padrinho, eleva ainda mais a importância desta edição. Neste domingo, o evento vai oferecer”, afirma Edson Luciano Ribeiro, da 3LR Eventos Esportivos, organizadora da corrida.