
A Unesc foi palco, na última sexta-feira (4/10), do lançamento do livro Movências Pictóricas na Obra de Fernando Lindote, de Luciana Knabben, evento que marcou a cena das artes visuais na Instituição, realizado na Sala Edi Balod.
O lançamento contou com a distribuição gratuita do livro e uma palestra da autora para os acadêmicos das disciplinas do curso de Artes Visuais da Unesc, nas modalidades de bacharelado e licenciatura, acompanhados pela coordenadora do curso, Daniele Zacarão, e pelos professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, Alan Figueiredo Cichela e Bruna Ribeiro.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Com a participação da autora no edital, Luciana obteve recursos para a publicação do livro que fala sobre a pintura do artista Fernando. “A obra de Lindote abrange diversos suportes, como esculturas, vídeos e fotografia, porém, é o pensamento pictórico que permeia toda a produção artística. Mesmo os trabalhos mais recentes são pinturas em suporte bidimensional”, informou Knabben.
“Movências Pictóricas é uma pesquisa que examina essa expressão artística, e explora as relações entre uma diversidade de referências, meios, técnicas, invenções e temas ficcionais, e revelam uma profusão de significados e diferentes temporalidades”, completou a autora.
Para a coordenadora do curso, Daniele Cristina Zacarão Pereira, este é um momento importante para estar em contato com a pesquisa da autora Luciana Knab, uma artista, pesquisadora e professora de destaque no campo das artes visuais em Santa Catarina. “Ela apresenta uma investigação sobre um artista de grande representatividade no cenário nacional das artes visuais. Com a recente visita de Fernando Lindote, foi possível conectar os processos artísticos que ele já apresentou, especialmente no campo da performance, e agora, com o lançamento do livro, expandimos a discussão para a análise no campo da pintura”, citou.
Influência contemporânea catarinense
A doutora Luciana Knabben concluiu o doutorado em Teoria e História da Arte pela Udesc em 2022. Além disso, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e em Pintura e Gravura pela Udesc (2006). Atualmente, atua como artista na Helena Fretta Galeria de Arte, arquiteta, curadora adjunta da Galeria Univali Itajaí e professora na mesma instituição.
O livro é fruto da tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, sob orientação da professora doutora Rosângela Miranda Cherem. Nele, Knabben realiza uma análise detalhada de quatro obras de Lindote presentes em acervos públicos, e estabelece uma relação com conceitos teóricos e destaca a relevância do artista tanto no cenário catarinense quanto no nacional desde os anos 1980.
O projeto do livro conta com o apoio do curso de Artes Visuais da Unesc, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), bem como do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais Ceart/Udesc.
Circuito de lançamento do livro
- 19/10 – 19h, Galeria de Arte Univali, Balneário Camboriú
- 30/10 – 19h, Galeria de Arte Univali, Biguaçu
- 12/11 – 19h, Galeria de Arte Univali, Itajaí
- 27/11 – 19h, Auditório da Univille, Joinville
- 30/11 – 16h, Humana Sebo e Livraria, Chapecó
- Projeto é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (Fotos: Vanessa Clarinda/ Agecom/ Unesc)