A Sala Edi Balod da Unesc será o cenário de um momento especial para as artes visuais, com o lançamento do livro Movências Pictóricas na Obra de Fernando Lindote, de Luciana Knabben, nesta sexta-feira (4/10), às 19h30min. O evento faz parte do circuito que já passou por Florianópolis, e é uma oportunidade única para explorar o diálogo entre a autora e o público, na qual será discutida a profundidade do processo criativo de Lindote e a relevância no contexto contemporâneo da pintura.
O livro é fruto da tese de doutorado de Luciana Knabben em Teoria e História da Arte, defendida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob orientação da professora doutora Rosângela Miranda Cherem.
A obra analisa a expressão artística na obra de Fernando Lindote, as relações entre uma variedade de referências, meios, faturas (modos de fazer), invenções e assuntos ficcionais numa profusão de sentidos e diferentes temporalidades. “Fernando Lindote é uma referência no campo das artes visuais, um artista que transita por diversas linguagens como pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia, instalação e performance”, cita a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Daniele Cristina Zacarão Pereira.
“Recentemente recebemos na Sala Edi Balod uma exposição individual do artista, e agora teremos o lançamento do livro que apresenta a pesquisa de doutorado da artista Luciana Knabben, que dá continuidade às discussões em torno dos processos artísticos do Lindote”, acrescenta.
Disseminação da arte contemporânea
Aberto e gratuito para toda a comunidade, o lançamento ocorrerá com a distribuição do livro e uma palestra da autora. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com o apoia do curso de Artes Visuais, bacharelado e licenciatura, da Unesc, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), e do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais Ceart/ Udesc.
No livro, Knabben desenvolve a análise a partir de quatro obras de Lindote em acervos públicos, a relação de conceitos teóricos e revela a importância do artista no contexto catarinense e nacional desde os anos 1980. “Essas observações ampliam a compreensão da pintura como movimento, e revelam uma circulação entre gestos e identidades que expandem o espaço pitoresco em constante transformação. A obra destaca a singularidade artística de Lindote, e explora as constelações de pinceladas e ações que multiplicam a dinâmica das criações”, salienta a autora.
Doutora Luciana Knabben concluiu o doutorado em Teoria e História da Arte pela Udesc em 2022. Ela também é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e em Pintura e Gravura pela Udesc (2006). Atualmente, é artista na Helena Fretta Galeria de Arte, arquiteta, curadora adjunta da Galeria Univali Itajaí e professora na mesma instituição.
Circuito de lançamento do livro
- 19/10 – 19h, Galeria de Arte Univali, Balneário Camboriú
- 30/10 – 19h, Galeria de Arte Univali, Biguaçu
- 12/11 – 19h, Galeria de Arte Univali, Itajaí
- 27/11 – 19h, Auditório da Univille, Joinville
- 30/11 – 16h, Humana Sebo e Livraria, Chapecó