Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Comunitárias

Projeto de Extensão do Colégio Unesc
insere a Atupam nas redes sociais

A formação encerra o ciclo de atividades em benefício à Associação Turma Unida para Auxiliar de Menores (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A sala 17 do Complexo Esportivo da Unesc, sediou na tarde desta segunda-feira (30/09), mais um encontro do Projeto de Extensão “Educação, Ciência e as questões socioambientais: ações em benefício da formação integral do sujeito e do desenvolvimento sustentável”, aprovado pelo Edital 517 – 2023/2025. O projeto reuniu as mulheres da Associação Turma Unida para Auxiliar de Menores (Atupam), para uma oficina de incursão às redes sociais e a entrega de um manual operacional, com objetivo de habilitá-las para o uso do Instagram na divulgação dos projetos da Associação.

O Projeto de Extensão é uma parceria com os cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e o Colégio Unesc. Sob comando das coordenadoras Mainara Cascaes, Michele Coral e Viviane Mottin, as atividades envolvem, desde o ano passado, os alunos do segundo ano do Ensino Médio, atualmente no terceirão, e as bolsistas .

Pesquisa, Extensão e Investigação Científica

Conforme explicou a professora Michele Coral, o projeto vem trabalhando há dois anos focado no conhecimento e nas experiências. “Neste projeto os alunos puderam desenvolver questões voltadas à pesquisa, investigação científica, intervenção social e empreendedorismo. Desde o início, estamos trabalhando em prol da Atupam e hoje encerramos com a última formação, que conclui o projeto. Mesmo com o término do projeto, iremos continuar disponíveis para auxiliar essas mulheres, que fazem um trabalho fantástico em prol das mães e dos recém-nascidos em vulnerabilidade social”, comentou a coordenadora.

Efeito positivo

Para a diretora do Colégio, Marcela Gava, esse tipo de iniciativa é fundamental para a formação de alunos protagonistas e engajados em construir um mundo melhor. “Ações educativas como essas, por meio do Itinerários Formativos de Ciências da Natureza, nos fazem acreditar que os alunos se conectam, de forma genuína, com as necessidades sociais, rompendo os muros da escola. Entendemos a importância dessas ações para a educação no Ensino Médio, pois gera um efeito positivo em todos os envolvidos”, avaliou Marcela.

Gratidão

Eufórica com o projeto e com todo respaldo disponibilizado durante o período de vigência e convívio, a presidente da Atupam, Aladir Pereira, destacou a importância dessa atividade extensionista. “Esse projeto que a Unesc, o Colégio e os cursos de graduação fizeram, proporcionou uma ampla visibilidade para a nossa entidade. Por meio dessa iniciativa, nossos conhecimentos se expandiram e, graças a rifa, a campanha de arrecadação de novelos de lã e nossa inserção no Instagram, conseguimos produzir inúmeros enxovais completos para os recém nascidos. Até arquitetas conseguimos, para a reforma da nossa sede. Só temos um sentimento, o de gratidão”, destacou a presidente.

Base científica

Conforme salientou a acadêmica da terceira fase do curso de Pedagogia e bolsista Daniele Brum, o projeto dá base a iniciação científica. “Considero muito importante participar de um projeto de Extensão porque ele nos dá base científica e também de como é atuar em sala de aula. Juntar a parte de laboratório, com a experimentação da Química, junto com parte da licenciatura, no lidar na mediação com os alunos, acredito que isto vai colaborar muito com a minha formação e das demais bolsistas”, observou a bolsista

Valor ás pequenas coisas

Neste semestre, a aluna do terceirão, Nataly de Souza e a sua turma estão encerrando o ciclo no Ensino Médio, mas a experiência por participar do projeto de Extensão vai acompanhar para sua futura trajetória profissional e pessoal.
“Por meio do projeto, consegui ter uma visão maior sobre o trabalho social que a Atupam desenvolve em prol dos mais necessitados. Visitamos a sede e vimos a quantidade de roupinhas que elas tinham preparado para doação. Os trabalhos delas são incríveis e já ajudaram muitas mulheres que acabam indo para a maternidade sem recurso nenhum, sem ter roupa para os seus bebês. Essa experiência me despertou para começar a dar mais valor às pequenas coisas”, ponderou a aluna.

Os interessados em conhecer o trabalho realizado pela Atupam, podem acessar pelo Intagram @casa.atupam

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *