Colaboradores, professores e estudantes da Unesc participaram, na manhã desta segunda-feira (30/09), de um simulado de emergência com foco na evacuação de incêndio. A ação teve como objetivo treinar e avaliar o comportamento dos envolvidos em uma situação de risco, desde a saída dos ambientes até a chegada ao ponto de encontro. Durante o exercício, também foi medido o tempo de resposta dos brigadistas e a eficiência nas ações de evacuação e atendimento.
O simulado faz parte do Programa de Treinamento Contínuo da Brigada de Incêndio da Universidade, que conta com colaboradores de diversos departamentos capacitados para agir em situações de emergência. “A importância dessa atividade é manter os funcionários cientes de que situações emergenciais podem ocorrer e garantir que estejam preparados para agir adequadamente”, destacou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradecendo todos os envolvidos na atividade.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Suporte Básico de Vida (SBV) em Saúde da SOS Unesc, e a Diretoria de Trânsito, também participaram da operação. Para o sargento Vasco Cavalheiro, do Corpo de Bombeiros, a existência de brigadas de incêndio nas instituições é fundamental. “Esse momento de simulação nos aponta pontos de melhoria e nos dá informações sobre as ações que os brigadistas estão prontos para realizar. Ter alguém apto a nos indicar os recalques de água e detalhes da ocorrência facilita nosso trabalho de combate”, explicou Cavalheiro.
Durante o exercício, a equipe de segurança da Unesc coordenou o trânsito, garantindo que as ambulâncias e o caminhão de bombeiros chegassem rapidamente aos locais necessários. Os brigadistas voluntários auxiliaram na evacuação, sinalizando áreas de risco e prestando suporte a eventuais vítimas.
Para o coordenador geral do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Edson Luiz da Silva, essa ação é essencial para garantir a segurança e o preparo de toda a comunidade. “O exercício realizado tem a função de capacitar nossos colaboradores para atuarem de forma eficiente em situações de risco real. Muitas vezes, durante uma emergência, as pessoas ficam sem saber como reagir, por isso é fundamental estarem treinadas. O simulado ajuda na prevenção do pânico, orientando sobre rotas de evacuação e os procedimentos corretos a serem seguidos”, destacou Silva.
Segundo ele, a prioridade é a proteção da vida. “É fundamental agir de maneira organizada, desenvolvendo uma cultura de segurança e sensibilidade. Além disso, a atividade também testa os sistemas de alarme, equipamentos de segurança como extintores e hidrantes, e promove a integração com serviços emergenciais, como Polícia Militar, Bombeiros, Guarda de Trânsito e Polícia Civil, além da comunidade ao redor”, complementou o coordenador.
A reitora reforçou que a Universidade continuará promovendo simulações e treinamentos para garantir que todos estejam capacitados a lidar com emergências. “Nosso compromisso é com a segurança de toda a comunidade acadêmica e da população que circula diariamente pelo campus”, concluiu. Outros simulados ainda estão programados para serem realizados ao longo do ano.
A ação foi organizada pela Brigada de Incêndio, Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).