Os coordenadores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e Representantes da Cidadania Fiscal da Unesc, participaram do seminário Regional de Cidadania Fiscal da 9ª Região Fiscal (RF), com o tema “Cidadania Fiscal”. A ação ocorreu na última terça-feira (24/09), em Florianópolis, na sede da Receita Federal. O evento, promovido pelo gestor de Cidadania Fiscal da 9ª RF, analista-tributário Antônio Jordão da Silva Júnior (Paraná), e pela gestora de Cidadania Fiscal da 9ª RF, analista-tributária da Receita Federal do Brasil (RFB) Cristine Reinbrecht (Santa Catarina), marcou a primeira oportunidade de encontro entre Coordenadores NAF e representantes da Cidadania Fiscal em um evento único.
O encontro reuniu coordenadores dos NAF das Universidades de Santa Catarina e Paraná, proporcionando um ambiente de troca de experiências e conhecimentos. O coordenador do NAF-Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, destacou a importância do seminário, afirmando que foi uma experiência de “ganha ganha”.
“Ressalto o impacto positivo da integração entre academia e sociedade. Ganha a pesquisa, ganha o ensino e ganha a comunidade”, destaca.
O Seminário Regional de Cidadania Fiscal da 9ª RF foi considerado um marco significativo para a promoção da cidadania fiscal e para o fortalecimento das parcerias entre as universidades e a Receita Federal. A troca de experiências e a discussão de temas considerados relevantes contribuíram para o avanço do conhecimento e para a implementação de práticas que beneficiam a sociedade como um todo.
O seminário contou com uma programação diversificada e de grande relevância para o segmento, incluindo abordagens de temas como:
- Tributação e desigualdade: a reforma constitucional de 2023 reduzirá a injustiça fiscal?
- Experiências do NAF
- Experiências consolidadas em extensão universitária
- A inserção da Educação Fiscal no currículo escolar
- Aplicação da Dinâmica “A Ilha”
- Educação Fiscal: Observatório Social de Maringá
- Peça teatral: O Auto da Barca do Fisco