Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Reitoria

Com resiliência como tema, Unesc inicia mais uma edição da Sipat

Colaboradores participam de três dias de imersão dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom Unesc)

Com o tema “Construindo Resiliência diante das mudanças climáticas e do Impacto Social”, a Unesc iniciou nesta segunda-feira (23/09), a 18ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A iniciativa é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), com apoio da pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf) e do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), além do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Ao todo, são três dias de imersão com o objetivo de oferecer aos colaboradores informações para uma qualidade de vida equilibrada e feliz.

Na abertura do evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta agradeceu a Cipa pela iniciativa e enfatizou que a resiliência é uma das características da Universidade ao longo dos 56 anos de história. “A resiliência no ambiente de trabalho está acompanhada da empatia, de colocar-se no lugar do outro e de entender que aquele lugar precisa ser ocupado e respeitado. Neste conceito eu me incluo como colaboradora desta Instituição”, relatou.

“Cada um, do lugar que ocupa, precisa esforçar-se ao máximo para fazer bem feito o que lhe compete no campo das habilidades e das competências técnico-profissionais requeridas para a função. Mas há outro conjunto de habilidades, competências e atitudes que são absolutamente definidoras do ambiente de trabalho saudável que impactam na saúde mental e na vida de maneira geral: somos responsáveis pelo clima organizacional e precisamos pensar sobre a resiliência e a empatia”, acrescentou Luciane.

Proteção

Conforme Luciane, a segurança no trabalho também é promover um ambiente protetor e cuidador, sendo o Sipat é um bom momento para esta reflexão. “Olhem para a Instituição, identifiquem e apontem para que possamos ampliar o nosso olhar e fazer as correções necessárias”, falou.

Os participantes que tiverem acima de 50% de presença nas atividades, irão concorrer a uma saída de campo ao Parque Aguaí, em Siderópolis, no dia dia 4 de outubro.

“Como uma verdadeira equipe, os colaboradores da Unesc se mostram presentes e atuantes no propósito de cumprir com responsabilidade, dedicação e empenho, cuidando sempre de si e uns dos outros, com o objetivo de manter nosso ambiente seguro, saudável e preparado para cumprir a nossa missão que vai além dos portões da Instituição. Trabalhamos com foco definido e consciente de que depende de cada um de nós prepararmos o caminho de uma cidade, um país e um mundo melhor para todos”, ressaltou a presidente da Cipa, Elisangela Machado.

 

Campanha SOS Rio Grande do Sul abre a Sipat

O exemplo da campanha SOS Rio Grande do Sul, que auxiliou os gaúchos durante a enchente deste ano, foi apresentado na abertura do Sipat. Isso porque, conforme a coordenadora da iniciativa, Tatiane Maccarini, ela promoveu muitos aprendizados e experiências significativas.

“O resultado foi a solidariedade, a união e o espírito de equipe de todos os colaboradores e acadêmicos. Todos nós, independente do CPF, representamos o CNPJ da nossa Instituição e aonde quer que passamos deixamos esta boa imagem e acolhimento que temos na Universidade. Isso só fortaleceu e mostrou que estamos no caminho certo, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, comentou.

Além da Unesc, as outras 13 instituições que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participaram da campanha. “Isso mostra a força transformadora de uma Universidade Comunitária ao atuar junto à sociedade que neste projeto envolveu a comunidade interna, mas também externa que se voluntariou para ajudar o Rio Grande do Sul”, falou o coordenador do SOS Rio Grande do Sul, Pedro Hilário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *