Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CSA

Aula Inaugural aproxima estudantes de Ciências Contábeis do mundo do trabalho e da Reforma Tributária

Palestra de Luis Wulff marca diálogo sobre os impactos das mudanças fiscais para estudantes e parceiros (Fotos: Décio Batista/ Agecom/ Unesc)

Para fomentar discussões sobre a Reforma Tributária, um tema de extrema relevância para os âmbitos acadêmico, profissional e social, a Aula Inaugural do Curso de Ciências Contábeis da Unesc abordou o tema “Os Impactos da Reforma Tributária nas Empresas”. O evento, realizado nesta terça-feira (17/09), no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), reuniu estudantes do curso e parceiros.

O conteúdo, apresentado pelo tributarista, sócio-fundador e CEO da empresa Tax Group, Luis Wulff, trata de questões que afetarão não apenas a área contábil, mas também diversos setores da sociedade, uma vez que a carga tributária impacta as atividades empresariais e os preços ao consumidor final. “A aula aborda todas as mudanças em curso no Brasil a respeito da reforma e como elas podem influenciar os mais variados segmentos”, explicou Wulff.

O palestrante, que atua em uma das maiores empresas de tecnologia e inteligência do Brasil, trouxe exemplos práticos, tanto positivos quanto negativos, para cada setor, a fim de que acadêmicos, empresários e a comunidade em geral compreendam o que é necessário avaliar e fazer em cada caso tributário.

“A Reforma, muitas vezes considerada algo simples, é, na verdade, uma pauta extremamente complexa, e nos próximos dez anos estará em um período de transição. O tema envolve estudantes, consultorias contábeis e toda a sociedade, para que todos estejam cientes das mudanças e de como elas afetarão a vida das pessoas”, acrescentou Luis.

Conexão com o setor contábil

A Aula Inaugural foi destinada principalmente aos estudantes de Ciências Contábeis da Unesc, e, segundo a coordenadora do curso, Andréia Cittadin, o curso mantém um contato muito próximo com o mundo do trabalho. 

Diversas entidades e empresas parceiras estiveram presentes, como a Faveri Contabilidade; a Associação Empresarial de Criciúma (Acic); a Thomson Reuters; o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont); a Atual Contabilidade; BBconti- Borges e Barcelos Contabilidade; Torrecid; Calculus Contabilidade; Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), representado pela contadora Camila Freitas de Faveri; Dagus Contabilidade e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul).

O acadêmico da quarta fase de Ciências Contábeis da Unesc, Vinícius Ramos André, acompanhou a palestra e destacou que foi uma oportunidade de atualizar os conhecimentos sobre a reforma tributária, um tema extremamente relevante. “Eventos como este enriquecem o currículo profissional, pois oferecem uma oportunidade de adaptação às novas mudanças legais, sob a perspectiva de um especialista renomado”, expressou.

A Gama Soluções Tributárias, parceira do evento, foi representada pelo sócio-membro da Tax Group, José Carlos Cardoso Antunes. A empresa possui mais de 185 escritórios em todo o Brasil e oferece serviços especializados nas áreas fiscal, contábil e tributária. A organização atende diversos setores, como transporte, agronegócio, varejo, indústria e atacado, e já recuperou mais de R$10 bilhões em créditos tributários para mais de 6.325 empresas no país.

“Este evento proporciona aos estudantes a chance de se atualizar e discutir as implicações da nova legislação tributária no cenário empresarial brasileiro”, afirmou Andréia.

Reforma Tributária: unificação de tributos até 2033

A Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional, está prevista no Projeto de Lei Complementar nº 68/2024, que propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS). A Reforma visa unificar, até 2033, cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins, que serão substituídos por um único imposto sobre valor adicionado (IVA). Este será dividido entre os níveis federal (CBS) e estadual e municipal (IBS).

A transição para esse novo modelo ocorrerá em duas fases. A primeira, de caráter geral, durará sete anos e afetará toda a sociedade brasileira, com início em 2026 e previsão de término em 2033, quando os tributos atuais sobre consumo serão extintos. A segunda fase, específica para os entes federativos, terá duração de 50 anos, mas não deverá gerar impactos perceptíveis para a sociedade. (www.gov.br/fazenda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *