Para celebrar os 25 anos do curso de Psicologia e promover o conhecimento sobre a ciência voltada ao bem-estar humano, a Unesc deu início, na segunda-feira (16/09), à 15ª Jornada Acadêmica de Psicologia. Com o tema “Que identidade estamos formando?”, o evento propõe reflexões sobre o papel da psicologia na sociedade e no desenvolvimento profissional dos futuros psicólogos.
A palestra de abertura, conduzida pela diretora do Instituto de Psicologia, Ana Maria Jacó Vilela, abordou a constituição da psicologia como disciplina acadêmica na prática profissional no Brasil, e destacou as diferentes fases da história do país. “Cada período histórico trouxe características próprias, que se somaram ou contradisseram as anteriores, moldando a profissão como a conhecemos hoje”, explicou.
O evento se tornou ainda mais simbólico ao celebrar, simultaneamente, os 25 anos do curso de Psicologia e o aniversário da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Durante a cerimônia, a reitora foi homenageada com um parabéns coletivo e a entrega de um presente em nome da comissão organizadora. “Eu sempre digo que a Unesc é um espaço de acolhimento onde nenhum estudante deve se sentir desamparado”, expressou.
“Como Universidade Comunitária, nosso compromisso é garantir que todos sejam bem recebidos, especialmente no curso de Psicologia, que desempenha um papel fundamental na formação de profissionais dedicados ao cuidado humano”, acrescentou a reitora.
A reitora aproveitou a ocasião para destacar a recente reforma da Clínica Escola e a inauguração do novo espaço Acolher, que ampliaram a capacidade de atendimento. Além disso, ressaltou o papel essencial do Centro Acadêmico, sob uma liderança comprometida, como parceiro fundamental nessa trajetória. Ela também mencionou que em breve será iniciada a reforma do CA para aprimorar ainda mais as instalações.
Espaço de reflexão e crescimento
O evento, organizado pelos próprios estudantes, contará com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e uma feira de e-pôsters. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Rosimere Vieira, a Jornada promete ser um espaço de reflexão e troca de experiências, que enriquece a formação acadêmica e incentiva o debate sobre temas atuais e inovadores.
“Este é um evento de grande relevância. Será uma semana de estudos com temas atuais e inovadores, que contribuem tanto para a prática profissional quanto para a qualidade do ensino, e enriquecem a formação dos nossos acadêmicos”, ressaltou a coordenadora Rosimere.
De acordo com o presidente da Jornada Acadêmica de Psicologia e vice-presidente do Centro Acadêmico, William Martins, o evento foi organizado a partir das demandas dos próprios estudantes. “Nesta edição, buscamos abranger uma diversidade de temas que nem sempre são abordados em sala de aula. Trouxemos referências variadas e profissionais de fora para enriquecer ainda mais a formação acadêmica”, destacou Martins.
Ele ainda ressaltou a importância do tema central da Jornada: “O perfil que estamos formando busca compreender qual é a identidade do psicólogo que se forma na instituição. Para isso, trouxemos a professora Ana Maria Jacó Vilela, especialista na história da psicologia no Brasil, para discutir a trajetória da área e sua relevância na construção da realidade. A presença de docentes que debatem essas questões é extremamente enriquecedora”, apontou.
O legado dos egressos
A pró-reitora da Unesc, Graziela Amboni, expressou o orgulho pelos numerosos egressos da Instituição, e salientou que essa presença reforça o significado do curso de Psicologia, construído ao longo dos anos com o contínuo apoio dos professores que o acompanham desde o início. “A cada dia, abrimos mais espaço para novos docentes, que vêm somar à trajetória do curso. Muitas dessas pessoas foram fundamentais na construção da nossa história”, mencionou.
“Hoje, temos um curso de Psicologia coeso e autêntico na identidade, que sabe aonde quer chegar e como seguir esse caminho, pautado pela pluralidade e pelo respeito. Sinto um orgulho especial por todos esses egressos, que agora têm a missão de formar nossos acadêmicos”, completou.
Também estiveram presentes a presidente do Centro Acadêmico de Psicologia, Katherina Lyncoln Machado, e a especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Suzel Ramos.