Em uma ação divertida, acadêmicos de Medicina da Unesc, se mobilizaram para destacar a importância da vacinação em todas as idades, com pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Marechal Rondon de Criciúma. A iniciativa realizada neste sábado (14/09) faz parte das ações comunitárias da Extensão Unesc.
A atividade realizada, utilizou uma abordagem especial para atrair principalmente as crianças, que por meio de brincadeiras, foram orientados sobre os benefícios e importância das vacinas. Os estudantes vestiram as crianças com jalecos, luvas, máscaras e estetoscópios, transformando a sala de aula em um ambiente divertido educativo que destacou a relevância das vacinas para a saúde pública e individual.
“Dividimos a ação em dois momentos, um com os pais para entrega do folder explicativo sobre os tipos de vacinas disponíveis pelo SUS, e outro com as crianças. Levamos kits médicos de brinquedo e, com brincadeiras, estimulamos as crianças a perderem o medo do jaleco, do médico, e assim incentivar a vacinação”, comentou a presidente da Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia (Lapen) da Unesc, e acadêmica de Medicina, Bettina Echazarreta.
Com ela, mais cinco acadêmicas de Medicina criaram ainda, um painel com os mitos e verdades da vacinação. A ação foi bem recebida pelos pais, e ainda mais pelas crianças, como o Davi Guimarães de Souza, de dez anos.
“Eu fiz todas as vacinas, porque eu cuido da minha saúde. É importante vacinar porque a gente não fica doente”, afirmou Davi, aproveitando para apresentar o avô, seu Francisco, que como ele faz todas as vacinas disponíveis no SUS.
Enquanto acontecia uma gincana na escola, os pais aproveitavam a oportunidade para tirar dúvidas sobre vacinas, como por exemplo, se pode dar remédio para a criança no dia da vacinação. Com todas as vacinas em dia, a Luiza de 9 anos, veio com a mãe, Joana de Silva Correa, aproveitar a ação. “Todas as vacinas dela estão em dia, inclusive a primeira dose de HPV. Eu acredito muito na vacinação. Tem que vacinar, pois estamos protegendo nossos filhos. Desde que a gente nasceu a gente recebe vacinas, então é a única coisa que pode nos manter longe das doenças”, afirmou.
Ações como estas, fazem parte das ações comunitárias da Extensão Unesc, nesta em especial, parceria com a Liga Acadêmica do curso de Medicina. “As ações comunitárias têm um grande impacto na sociedade, gerando benefícios como a disseminação de conhecimento, troca de experiências, diálogo com a comunidade e a criação de momentos de lazer e diversão. Além disso, elas aproximam a Universidade da comunidade, reforçando seu compromisso social e contribuindo para a formação cidadã dos envolvidos”, reforçou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.