Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Institucional

Reitora Luciane Ceretta aborda a importância da liderança estratégica em Aula Magna internacional

Palestra foi proferida durante lançamento de cursos de Pós-Graduação em parceria com instituto da Angola. (Fotos: Hannah Pires/Agecom/Unesc)

“A liderança é influência – nada mais, nada menos”. A frase de John C. Maxwell foi um  entre tantos ensinamentos repassados pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante a palestra “Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas”, proferida na tarde desta sexta-feira (13/09), na Aula Magna da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior.

Além desse, outros oito cursos foram lançados por meio da parceria com o Instituto Politécnico Caála de Angola e Ispwako-Instituto.

Luciane iniciou a explanação ressaltando que tratar da gestão de pessoas é cada vez mais imprescindível, mesmo em tempos de Inteligência Artificial. “As pessoas, seja em empresas ou universidades, tornam decisória a linha de atuação, o desempenho, o modo como as organizações se posicionam com as metas e objetivos de cada uma”, falou.

“Qual a importância da liderança no ambiente de trabalho?” O questionamento de Luciane fez os participantes refletirem sobre o tema. Na sequência, ela respondeu que não há um conceito e uma experiência, mas sim, atributos que definem o líder do lugar que ocupa. “É fundamental entender a importância da liderança no ambiente de trabalho. Quando fizemos esta pergunta, trazemos cinco elementos fundamentais: clareza de objetivo, engajamento, aptidão para lidar com a realidade, estofo emocional e didática para comunicar”, citou.

“A liderança influencia diretamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores. A instituição que tem colaboradores majoritariamente insatisfeitos, terá baixa produtividade, baixo desempenho e baixo posicionamento. Três características apontadas pela literatura  como estratégicas acrescidas  da minha experiência cotidiana, permitem constatar que elas são imprescindíveis para um desempenho adequado na função de gestão: inspiração, inovação e empatia”, acrescentou.

Aprendizado contínuo

A Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, aponta que 34% dos funcionários estão experimentando um nível  positivo de bem-estar em diversos aspectos de suas vidas, como saúde física, mental, emocional e social. 

“Este é um índice relativamente baixo, pois segundo a Gallup, esse número deveria ser de 50% ou mais. Além disso, a pesquisa mostra que 41% dos colaboradores relataram muito estresse no dia anterior. Esta é a primeira vez que o estresse diminui desde a pandemia e que 52% afirmam que estão observando ou ativamente buscando por um novo emprego. A estimativa é que o baixo engajamento custa à economia global US$ 8,9 trilhões, ou 9% do PIB global”, revelou Luciane.

Os dados apresentados pela reitora levam a outro ponto, também apontado pela Gallup: os líderes são responsáveis por 70% da variação no engajamento dos funcionários o que, para ela, mostra a necessidade de atuar na formação de lideranças.

“Entre as perspectivas de uma liderança moderna está a escuta ativa, a inteligência emocional, a tomada de decisão e a comunicação clara. O desenvolvimento de habilidades de liderança é uma jornada contínua. Não há um protocolo. Há indicações na literatura e nas nossas experiências. Olhar para o lugar que ocupamos e caminhar nesta jornada. Os líderes não nascem prontos, eles se fazem. Este processo de desenvolvimento requer autodedicação, reflexão e prática constante na função de liderar. Não é uma jornada simples, mas encantadora”, relatou.

“A autoavaliação é fundamental, fazer um checklist mental do seu dia, apontando as situações que definiria como sinal vermelho, amarelo e aquelas que conseguiu resolver muito bem. O aprendizado precisa ser contínuo, investir na leitura de livros que possibilitem a reflexão sobre o seu processo de liderança e mudanças de atitude, além de assertividade. Importante também buscar orientação de líderes experientes. Nunca pare de estudar. Busque sempre ler e entender o mundo porque ele muda continuamente. Queira colaboradores melhores que você, cerque-se por aqueles que querem aprender e fazer mais, que querem ocupar o seu lugar amanhã, construindo  sua caminhada com seu apoio como líder”, acrescentou.

Os novos cursos de pós-graduação

O evento marcou o lançamento dos cursos de pós-graduação de Educação 5.0: Metodologias, Estratégias e Inovação; Direito Empresarial; Farmacologia e Farmácia Clínica; Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva; Finanças, Controladoria e Compliance; Psicologia Organizacional e Saúde no Trabalho; Docência no Ensino Superior e Coordenação Pedagógica para a Educação e Ensino Superior.

“São nove cursos em parceria com as duas instituições. Neste momento inauguramos o primeiro e estamos na iminência de organizar o cronograma para mais cursos no ano que vem dentro da pós-graduação”, falou a coordenadora de pós-graduação da Unesc, Mágada Tessmann.

Com mais de 70 estudantes matriculados, que serão divididos em duas turmas, as aulas terão início no dia 20 de setembro. “Esta formação que começa agora é fundamental para enfrentarmos os desafios atuais. Estar na Unesc é inspirador e sempre nos oportuniza novos e grandes aprendizados. É um momento de consolidarmos e aprimorarmos a gestão”, falou o presidente do Instituto Politécnico Caála de Angola e Ispwako-Instituto, Hélder Lucas Chipindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *