Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Unesc recebe evento nacional inédito sobre
uso de materiais minerais

Iniciativa debaterá APL de base mineral (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) vai sediar, entre os dias 11 e 14 de novembro, o 20º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, 17º Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral, Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2024 e o 4º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade. Os eventos serão coordenados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc (PPGCEM) e pelo Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Sindicer), através do Projeto Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os integrantes da comissão organizadora e do PPGCEM, Eduardo Junca, Fabiano Raupp Pereira e Marcelo Carvalho, acompanhados dos representantes do Instituto Prospectiva (Inspro), Clarice Miyaco Okano Kobayashi e Fernando Mário Rodrigues Marques, e pelo representante do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Augusto Rodrigues, instituições vinculadas ao MCTI, foram recepcionados pela prós-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, e pelo pró-reitor de e Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.

A pró-reitora Gisele salientou a importância dos eventos para a Unesc, CRIO e região Sul. “Nós como Universidade Comunitária estamos sempre apoiando iniciativas que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Nações Unidas, que visam o desenvolvimento sustentável das nossas empresas e comunidades. Um encontro nacional como este, que envolve especialistas de todo o país, vem ao encontro das nossas políticas sociais”, avaliou Gisele.

Os representantes do Inspro e do INT estão na região para levantamento e realização do projeto de Planejamento a Longo Prazo em APLs de base mineral, no Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça. “A estadia na região também serve para o reconhecimento da estrutura física do CRIO, local que receberá participantes de todo o Brasil, para uma ampla discussão sobre os temas e um giro na sede da Fiesc, Sebrae e Indústrias que compõem os APLs de base mineral da região sul de Santa Catarina, Posteriormente os visitantes irão realizar oficinas para os atores do setor da cerâmica vermelha”, destacou o professor.

Os dirigentes do Inspro ficaram admirados com a qualidade das instalações do Centro de Inovação. “Ficamos impressionados com o CRIO, uma estrutura moderna que vai receber muito bem o nosso público e contribuir em muito com o sucesso dos nossos eventos. Também estamos iniciando aqui um trabalho de planejamento de médio e longo prazo do APL de cerâmica vermelha em Morro da Fumaça, por meio de uma metodologia de prospectiva que será implementada neste período como forma de garantir o desenvolvimento sustentável do APL e de cerâmica vermelha como matéria prima”, enfatizou Marques.

Clarice Miyaco Okano Kobayashi (Inspro)

O que é APL

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e instituições que atuam em um mesmo território que se caracterizam pela cooperação entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais e instituições de crédito, especialização produtiva, produtos semelhantes, Insumos comuns, tecnologia semelhante e informações sobre os mesmos mercados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *