Mais do que aprimorar o domínio de um idioma estrangeiro, a imersão em uma nova cultura abre portas para um vasto leque de experiências, desafios e aprendizados. É isso que três estudantes internacionais terão a oportunidade de vivenciar na Unesc ao longo de toda a graduação.
Nesta semana, o Escritório de Relações Internacionais deu as boas-vindas ao estudante do curso de Ciências da Computação, Rodrigue Philipet Fride-Ahlinvi, que veio de Benin, além do acadêmico de Administração Breno Simão Cumba e a estudante do curso de Biomedicina Suraya dos Santos Rodrigues, ambos naturais de Angola.
“Quando cheguei à Unesc, achei que seria estranho, mesmo sabendo que não sou a primeira estrangeira a estudar aqui. No entanto, me senti em casa e superou as minhas expectativas. Está sendo uma experiência incrível”, compartilhou Suraya.
A assessora do Escritório de Relações Internacionais, Cinara Ludvig Gonçalves, considera enriquecedor essa troca cultural na vida dos estudantes. “A vivência acadêmica é fundamental, sem dúvida, mas o crescimento proporcionado pelas demais experiências é o que trará histórias e momentos inesquecíveis”, frisou.
Apoio linguístico
A professora Dayane Cortez, assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, aproveitou a ocasião para oferecer o suporte do curso de Português para Estrangeiros, com o objetivo de potencializar a adaptação acadêmica dos estudantes.
“Além da Língua Portuguesa, oferecemos sete outros idiomas, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. As aulas de Português estão abertas à comunidade e não apenas aos acadêmicos intercambistas. Também disponibilizamos aulas online, para que eles possam se familiarizar com gêneros acadêmicos, tradições de escrita e formas de apresentação de trabalhos. Estamos à disposição para oferecer esse suporte”, explicou.
Processo seletivo para estrangeiros
A Unesc abriu inscrições para o Processo Seletivo de Estrangeiros, que visa a ocupação de vagas em cursos de graduação no primeiro semestre de 2025. O edital, publicado em 28 de agosto de 2024, é voltado para candidatos não residentes no Brasil que possuam certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de outubro de 2024. Para participar, é necessário enviar cópias autenticadas do passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar.
O processo seletivo será composto por duas etapas: uma prova objetiva e uma prova de redação, ambas realizadas online. A prova objetiva, prevista para 6 de novembro de 2024, contará com questões de Língua Portuguesa, Inglês e Matemática. A redação, com limite entre 15 e 30 linhas, avaliará a capacidade argumentativa dos participantes.
Os candidatos devem garantir que os equipamentos atendam aos requisitos técnicos para a realização das provas. A Unesc não se responsabiliza por problemas técnicos que possam ocorrer durante o processo seletivo.
Diversidade de cursos
As vagas estão disponíveis em cursos como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito e Engenharia, entre outros.
A classificação dos candidatos será baseada na soma das notas das provas. O resultado final será divulgado no site da Unesc em 13 de novembro de 2024. As matrículas ocorrerão entre 18 de novembro e 10 de dezembro de 2024
Os participantes devem observar que a obtenção do Visto Temporário para o Brasil é de responsabilidade do participante. A Unesc fornecerá uma declaração de matrícula e a comprovação de aprovação no processo seletivo, se necessário.
Para mais informações, acesse o edital por meio do link Edital 423/2024 – Reitoria