Transformar o ensino de matemática e permitir aos pequenos uma aula participativa, é o objetivo do projeto de Extensão da Unesc desenvolvido na Escola Municipal Caetano Ronchi, no bairro São Defende em Criciúma. Nesta quinta-feira (29/08), alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram de atividades práticas da disciplina, elaboradas pelos cursos de Matemática e Pedagogia.
A metodologia adota um sistema educacional baseado na perspectiva do Ensino Desenvolvimental. “O projeto visa modificar a forma como a matemática é ensinada nas instituições de ensino, e oferece uma abordagem mais dinâmica e envolvente”, explicou a coordenadora-adjunta e professora do curso de Matemática e docente da graduação de Pedagogia, Eloir Fátima Mondardo Cardoso.
A equipe do projeto, junto com professores e bolsistas, realiza encontros quinzenais para planejar e ajustar as atividades práticas conforme o progresso dos alunos.
Metodologia ativa
Iniciado em 2018, o projeto evoluiu em resposta às necessidades dos docentes, e passou de um enfoque inicial na formação de professores para incluir também experimentos didáticos com os estudantes. “O projeto é uma resposta direta às demandas identificadas pelos educadores da comunidade escolar. Atualmente, estamos na terceira edição, com o objetivo de aprimorar o ensino de matemática desde os primeiros anos do Ensino Fundamental”, declarou Eloir.
De acordo com o coordenador do curso de Matemática da Unesc e um dos responsáveis pela iniciativa, Lucas Sid Moneretto Búrigo, a proposta é enfatizar a participação ativa dos alunos. “Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os conteúdos a serem abordados, nosso projeto vai além e incentiva os alunos a desenvolverem os próprios modelos matemáticos”, explicou Búrigo.
“Em vez de receber conceitos prontos, eles investigam e constroem o conhecimento, e promovem um aprendizado mais profundo”, completou.
Desempenho na matemática
A iniciativa tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento das habilidades matemáticas desde os primeiros anos de escolaridade. “O projeto tem sido fundamental para a melhoria das notas na disciplina. Notamos que as crianças conseguem aplicar o raciocínio lógico no dia a dia, e percebem a matemática de forma mais intuitiva”, mencionou a diretora da Escola Municipal Caetano Ronchi, Fabiana Manenti Martinhago.
“A Formação Continuada dos professores é fundamental, pois permite que eles integrem novas metodologias nas práticas pedagógicas e demonstrem o sucesso das abordagens investigativas implementadas”, acrescentou.
Extensão universitária e seleção de projetos
Os Projetos de Extensão são selecionados por Editais publicados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Unesc e são executados e acompanhados pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.
Cada projeto está vinculado a uma ou a mais de uma das quatro áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias (CET), Sociais Aplicadas (CSA), Humanidades, Ciências e Educação (HCE) e Ciências da Saúde (SAU). Possuem objetivos específicos e um prazo para ser realizado.
São iniciativas que visam atuar diretamente na sociedade em ações contínuas e educativas, sociais, culturais, científicas ou tecnológicas. Os professores submetem os projetos ao edital, que oferece 12 vagas por área. Após a aprovação, os docentes desenvolvem as atividades práticas em conjunto com discentes bolsistas.
Neste segundo semestre serão visitados 48 projetos do edital em ação e avaliados o desenvolvimento e impacto dessas iniciativas.