Os alunos do Ensino Médio da região têm a oportunidade de aprender Física de forma ainda mais abrangente, divertida e em um laboratório universitário. Isso ocorre por meio do projeto de Extensão “Popularização Científica e Tecnológica Mediada pelo Laboratório Presencial e Remoto”, coordenado pelo professor Márcio Just.
Munido de uma série de equipamentos que ensinam Física de maneira lúdica, o professor recebe os estudantes no Laboratório de Física Experimental da Unesc (Lafiex) desde 2005 com o objetivo de popularizar a ciência. “Para isso, usamos a Física como base para a tecnologia e também a parte científica porque, geralmente, quem participa são os alunos do Ensino Médio, Fundamental e Médio. Usamos os fenômenos da natureza para reproduzir, por meio dos experimentos que construímos. A partir destas experiências, nós temos um diálogo que conduz aquele fenômeno aos processos tecnológicos que acontecem hoje em dia”, comenta Just.
Nesta semana participaram da atividade cerca de 70 alunos da Fundação Bradesco de Laguna.
Além de receber os alunos das escolas, o Lafiex a é utilizado pelos cursos de Engenharia da Unesc. “Os cursos de licenciatura que têm Física também usam o espaço. Esta é a função do laboratório de Física da Universidade. Além, é claro, das escolas da região, por meio dos nossos projetos de Extensão”, completa.