Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Professor da UFMS aborda ectoparasitos de morcegos em palestra e curso na Unesc

Graciolli conduzirá até quinta-feira (29/08) curso destinado a acadêmicos e professores (Fotos: Fernando Carvalho/ Agecom/ Unesc)

A aula inaugural que marca o início do segundo semestre do curso de Ciências Biológicas da Unesc proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e inovação para os acadêmicos. Com a presença do renomado pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor doutor Gustavo Graciolli, o evento foi realizado na noite de segunda-feira (26/08) no Auditório Edson Rodrigues. 

Durante a palestra, Graciolli abordou os “Padrões de associação entre moscas ectoparasitas e seus hospedeiros quirópteros em ambientes urbanos, rurais e preservados,” e destacou a relevância do tema para a formação acadêmica e científica dos estudantes e para o avanço do conhecimento na área.

Convidado pela coordenação do curso e pelo Laboratório de Ecologia e Biodiversidade Animal (Leban), além de ministrar a aula inaugural, Graciolli conduzirá um curso de formação entre os dias 26 e 29 de agosto, destinado a acadêmicos e professores. 

“Reconhecido internacionalmente como um dos principais especialistas em ectoparasitos de morcegos, Graciolli possui uma trajetória acadêmica marcada por contribuições significativas à biologia e ecologia desses organismos, que inclui a descrição de 19 novas espécies de ectoparasitos, resultado da vasta experiência de pesquisa”, citou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Mainara Figueiredo Cascaes.

Formação

De acordo com Mainara, o curso de formação “Identificação e biologia de ectoparasitos de morcegos”, oferece uma combinação de teoria e prática, e proporciona aos participantes uma compreensão aprofundada das interações entre morcegos e os ectoparasitos. Com vagas limitadas para doze acadêmicos, o curso é realizado nos períodos vespertino e noturno na Unesc.

A formação também atraiu a participação de estudantes de outras instituições, como Blumenau (SC) e Passo Fundo (RS).  “Finalizamos mais um incrível curso de identificação de ectoparasitos de morcegos. Uma experiência enriquecedora, cheia de aprendizado e descobertas. A natureza sempre surpreende e nos ensina,” afirmou o coordenador adjunto Fernando Carvalho.

Parcerias acadêmicas

A visita do professor Graciolli à Unesc também fortaleceu parcerias acadêmicas e científicas entre a Unesc e a UFMS, que promove o avanço do conhecimento na área e representa um diferencial para a formação dos estudantes.

Com graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná, Graciolli é atualmente professor-titular na UFMS.

Ademais possui uma trajetória marcada pela atuação como curador da Coleção Zoológica de Referência da UFMS e como conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *