O projeto de formação continuada “Arte na Escola – Polo Unesc” deu início ao curso “Narrativas em Diálogo com o Ensino da Arte”, nessa quinta-feira (22/08), com a participação de cerca de 20 professores da rede municipal de Ensino de Araranguá. O encontro, realizado na Escola de Formação do município, foi conduzido pelos professores Silemar Maria de Medeiros da Silva e Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e visou promover uma reflexão sobre o ensino da arte, com ênfase na sua relevância histórica e contemporânea.
Segundo Engroff, o encontro abordou o ensino da arte “a partir de um olhar histórico, contemplando o papel da arte na contemporaneidade e suas possibilidades”. Ele destacou que o projeto “Lendas Urbanas: A Cultura Popular em Sala de Aula”, aprovado pelo Edital nº 514/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), serviu de inspiração para as atividades desenvolvidas durante a formação.
A professora Vanilda Meister Arnold, uma das coordenadoras do curso, ressaltou a receptividade dos professores. “O grupo saiu entusiasmado com as ideias compartilhadas e o material disponibilizado. Em suma, saíram felizes e inspirados para novas possibilidades de ensino em sala de aula”, mencionou.
Para Silemar, a integração entre a universidade e os professores da educação básica é essencial. “Esse contato fortalece o papel da Unesc na formação continuada, enquanto provoca trocas de saberes e experiências que alimentam nosso trabalho no contexto do ensinar e aprender arte”, sublinhou.
Cronograma de atividades
Ao longo do semestre, o curso prevê mais três encontros, a serem realizados em setembro, outubro e novembro deste ano. Um dos destaques do cronograma é a participação dos professores da rede municipal no Seminário Internacional de Mediação Cultural em Pauta, promovido de forma virtual pelo Instituto Arte na Escola – Sede São Paulo. O encerramento do curso será marcado por uma visita dos professores ao campus da Unesc, onde ocorrerá o compartilhamento das experiências adquiridas durante a formação.
O programa “Arte na Escola – Polo Unesc” é coordenado pelos professores Silemar Maria de Medeiros da Silva e Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc. A iniciativa tem como foco a formação continuada de professores de Arte de Criciúma e região, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da arte.