A única Universidade Comunitária do Sul catarinense deu as boas-vindas aos novos acadêmicos com mais um Start na Unesc, iniciativa que combina animação, sorteio de brindes, integração e informações valiosas sobre a Instituição.
Nesta segunda-feira (19/08), o evento reuniu no Ginásio José Antônio Carrilho, estudantes de primeiro e segundo semestre e marcou o início da jornada acadêmica ao proporcionar um ambiente acolhedor e com energia positiva.
A programação teve início com uma recepção calorosa, repleta de música protagonizada pelo Musical Unesc. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir e fazer amizades, tudo comandado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.
“Sempre acolhemos os nossos estudantes com apresentação da nossa Universidade e a multiplicidade de experiências que eles podem ter aqui. Acolhê-los deste modo é uma forma de dizer que esta Instituição é deles a partir do momento que entram aqui. Chamamos de Start na Unesc, pois é um momento em que eles param para participar das atividades de forma integrada”, enfatizou.
“O evento permite que eles fortaleçam os laços de integração com os outros cursos e, ao mesmo tempo, a conexão com todos os setores da Universidade. A sala de aula é um espaço de aprendizagem, mas o campus é outro, os projetos de Extensão são outros, a prestação de serviços é outra, a Pesquisa é outra. E eles precisam saber que tudo isso está à disposição”, acrescenta.
Ao egresso de Educação Física da Unesc, Tiago Duarte da Rosa, o Geléia, ficou a missão de “movimentar” os calouros, o que fez com maestria. Além disso, ainda houve o sorteio de brindes como Alexas, camisa do Criciúma E.C., entre outros.
“O Start da Unesc, um evento de recepção para os calouros, é o símbolo de que a Unesc é da nossa comunidade, de força, de representatividade. Os novos estudantes calouros são muito bem recebidos na nossa Instituição. Nós do DCE, desejamos as boas-vindas e que sejam os melhores anos da vida destes novos estudantes da Unesc”, citou o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Caion Alves.
O estudante de Ciências Contábeis, Felipe da Silva Santos, destacou a acolhida do evento. “Para quem está começando agora, é ótimo para levantar a autoestima e engajar os acadêmicos no curso”, disse ele que foi um dos premiados com um vale compras na Padaria Mais Doce. “Optei em fazer minha graduação na Unesc porque é a melhor Universidade do estado”, complementou.
O acadêmico do curso de Letras, Iago da Silva, elogiou a recepção calorosa. “Foi uma noite muito acolhedora para nós, estudantes. Sabemos que o primeiro dia na Universidade sempre traz euforia. Chegar e ser recebido assim faz com que já nos sintamos em casa e aumenta a animação para o decorrer do curso, das aulas e da nossa trajetória na Universidade ao longo dos anos”, descreveu emocionado.
Nova fase
Além da animação, o evento teve caráter informativo. Pró-reitores e o setor de apoio ao estudante esclareceram dúvidas e ofereceram orientações fundamentais para a nova fase na vida dos calouros.
“A Unesc ama ter os acadêmicos junto à gestão. Isso faz parte de uma Universidade Comunitária que agrupa todos que fazem parte dela, seja colaborador, professor, docente e os nossos calouros têm a oportunidade de conhecer de fato quem são as pessoas que fazem a Unesc”, comentou a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.
Uma das acadêmicas que participou do Start Unesc foi Julia Goulart, que optou pelo curso de Odontologia e revelou que se identificou com a Universidade. “Escolhi a Unesc porque é uma ótima Universidade, visitei os laboratórios e me identifiquei muito. Todos são muito receptivos. Me senti muito confortável e estou gostando muito. Aproveitei o Start Unesc para fazer diversas amizades,” contou.
A cada semestre, o Start na Unesc se consolida como um evento essencial para a recepção dos novos estudantes ao fortalecer o espírito de comunidade e mostrar que, na Universidade, cada calouro é parte fundamental.
“É um momento significativo para o acadêmico que começa uma experiência que precisa ser a melhor, pois são anos em que se reconhecerá como profissional, e terá muitas descobertas no meio do caminho, seja no campo intelectual, nas competências ou quanto se identifica como profissional. Essa identidade que será construída durante o percurso converge com tudo que a Universidade oferece. A Unesc tem como lema que estes anos precisam ser os melhores da vida dos estudantes, e os recepcioná-los à altura da excelência de uma Universidade Comunitária como a nossa é o papel da Unesc”, relata a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, reforça que este é um dos eventos de integração proporcionados aos docentes. “Atuamos para que os acadêmicos que buscam na Unesc uma boa perspectiva de futuro saiam daqui com uma profissão. Viemos por meio destes eventos, acolher os estudantes para que eles se reconheçam aqui dentro, que se sintam em casa e saiam com a melhores condições para serem ótimos profissionais”, aponta.