Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

“A neurociência do câncer” é abordada em aula inaugural do PPGCS

Tema foi apresentado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Rafael Roesler. Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convidou para a abertura do segundo semestre de 2024, no dia 16 de agosto, o pesquisador e professor titular do Departamento de Farmacologia e Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Rafael Roesler. O tema da aula inaugural foi: A Neurociência do Câncer.

Na temática abordada, o palestrante destacou que o câncer acaba copiando mecanismos biológicos que são usados pelo cérebro para fazer a comunicação nervosa. “Se observarmos a maneira como os neurônios funcionam, para plasticidade sináptica e para processos de desenvolvimento cerebral, encontramos muitas coisas em comum em nível de genes e nível de processo biológico básicos com o que os tumores acabam usando, ou, no nosso linguajar técnico, acabam ‘sequestrando’ esses mecanismos biológicos normais para que o câncer se desenvolva. E quando pensamos no estudo do cérebro, conseguimos encontrar dicas do que abordar para tentar descobrir estratégias contra o câncer”, explicou o pesquisador.

Segundo o coordenador do PPGCS, Emilio Luiz Streck, a aula é muito interessante, com um assunto que vem ao encontro dos interesses dos professores, pesquisadores e alunos, unindo duas áreas de pesquisa muito importante: o Câncer e o cérebro. “Ficamos muito felizes em poder ouvir sobre neurociência do câncer por meio de um palestrante de renome internacional, nosso colega, amigo e ex-professor da Universidade.  O professor Rafael sempre está contribuindo e participa de vários eventos que promovemos”, destacou o coordenador.

A aula inaugural teve como ouvinte ilustre a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes. Em sua fala de boas-vindas ao palestrante, a pró-reitora destacou que a Universidade hoje é uma Instituição que tem uma forte preocupação em resolver os problemas da sociedade, por meio da inovação e do empreendedorismo.

“O pesquisador Rafael trouxe algumas provocações que não são muito comuns no nosso ambiente acadêmico, mas que estão muito em voga, como as palavras inovação e empreendedorismo no campo da ciência. Ele apresentou uma gama de temas que dá para ampliar e desenvolver a partir daquilo que é discutido neste PPG, bem como nos demais que temos na Universidade, que tem a finalidade de orientar o nosso olhar para os problemas reais da sociedade com soluções ofertadas por startups originadas de descobertas científicas de alto nível”, comentou Gisele.

 

Desafio

Aproveitando o momento, a pró-reitora lançou o desafio aos pesquisadores e acadêmicos que se dediquem às pesquisas e as transformem em startups. “Olhe para esse cenário com uma grande oportunidade e façam o questionamento: qual é a diferença que a Pesquisa vai fazer na minha vida? Eu adianto que você pode produzir riqueza por aquilo que está fazendo, a partir do desenvolvimento do conhecimento estruturado. Temos incentivo disponível nas mais diversas esferas governamentais, editais que fomentam a investigação e que podem transformar ideias em startups promissoras”, concluiu a pró-reitora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *