Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos Acadêmicos

Selep promove Mesa Redonda
sobre Linguagem e Memória

O encontro ocorreu no Miniauditório do Bloco P, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

O terceiro dia da 8ª edição do Seminário de Leitura e Produção Textual (Selep), promovido pelo curso de Letras da Unesc, contou com uma mesa redonda com o tema “Linguagem e Memória”. Três professores doutores renomados, Tânia Regina Oliveira Ramos e Alessandra Brandão, ambas da UFSC, e Paulo Kralik, da PUC do Rio Grande do Sul, trouxeram reflexões profundas sobre a relação entre memória e linguagem, além de compartilharem suas influências literárias e a importância da leitura no desenvolvimento crítico e cultural. O encontro ocorreu no Miniauditório do Bloco P, na Unesc.

Ao longo da semana, o Selep, que iniciou na segunda-feira (12/08), contou com uma programação variada que incluiu comunicações orais, mesa redonda, sarau literário, participação de egressos, lançamento de livros e muito mais.

O evento, realizado a cada dois anos, tem um caráter especial em 2024, pois marca os 50 anos do curso de Letras da Unesc. Desde sua criação, o Selep tem o propósito de socializar os resultados de estudos desenvolvidos em sala de aula nos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientados por docentes da Unesc e de grupos de pesquisa de cursos de licenciatura e programas de pós-graduação Stricto Sensu da região de Criciúma.

A coordenadora do curso, Daniela Arns Silveira, destacou a importância do eixo da Pesquisa no evento. “O Selep nasceu como uma iniciativa do curso para promover as pesquisas desenvolvidas por nossos estudantes e professores. A Pesquisa é parte essencial da Extensão, do Ensino e da formação docente. Ao longo dos anos, o evento cresceu, incluindo a participação de egressos e professores de pós-graduação, que compartilham suas experiências e vivências no campo da educação”, disse Daniela.

Conforme ela, esta edição tem atraído uma grande adesão, com a participação ativa de estudantes de pós-graduação em Educação, egressos, acadêmicos do curso de Letras e de Letras/Língua Inglesa de Tubarão, para as diversas atividades programadas.

Um destaque especial desta edição é a participação do autor Sírio Possenti, cujas obras são amplamente estudadas pelos acadêmicos do curso. Possenti, que participa do evento pela terceira vez, é um parceiro de longa data do curso e um convidado muito aguardado. Ele encerrará o Selep com uma conferência nesta quinta-feira (15/08), às 19h45, no Miniauditório do Bloco P.

Segundo Daniela, o curso se destaca ainda pela forte presença de seus docentes na Educação Básica. Mestres e doutores compartilham não apenas conhecimento teórico, mas também experiências práticas, enriquecendo a formação dos futuros professores. Essa conexão direta com a realidade das escolas contribui para a eficácia do curso na preparação dos alunos para os desafios do ambiente educacional.

“Neste ano especial de celebração, o curso não apenas comemora seu passado, mas reafirma seu compromisso com a formação de profissionais que contribuem de maneira significativa para a sociedade. Cinco décadas de história refletem a dedicação da Instituição em proporcionar uma educação de qualidade, preparando seus graduados para enfrentar os desafios e as oportunidades que o mundo contemporâneo oferece”, finaliza a coordenadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *