A Unidade Unesc Araranguá foi palco do primeiro encontro da Pós-Graduação em Educação Especial, voltada para professores da Rede de Educação Básica de Arroio do Silva, na noite desta sexta-feira (9/08). Este curso, resultado de uma parceria entre a Unesc e o Município de Arroio do Silva, visa oferecer uma formação qualificada e interdisciplinar para educadores que atuam no atendimento educacional especializado.
O encontro inicial foi conduzido pelo professor Ricardo Luiz de Bittencourt, coordenador da especialização em Educação Especial da Unesc. Durante a abertura, ele apresentou a disciplina introdutória do curso, centrada no tema “Educação, alteridade e inclusão”.
Bittencourt destacou a importância da alteridade, um conceito que considera essencial para a formação de sujeitos diversos e para o desenvolvimento de uma compreensão mais inclusiva nas práticas educacionais.
“Uma das categorias que trazemos para o debate é a alteridade, essencial para refletir sobre a formação dos sujeitos e a diversidade presente no ambiente escolar. Não é possível pensar na construção desses sujeitos sem compreender a alteridade, que se refere às diferentes manifestações de existência. Essas manifestações, muitas vezes, não são reconhecidas pela sociedade e, por vezes, até pela própria escola e seus profissionais, devido à falta de uma formação adequada. Portanto, este encontro, que se estende até amanhã, é uma oportunidade para iniciarmos essas discussões fundamentais”, afirmou Bittencourt.
A estudante e professora Alessandra Alves da Rocha ressaltou a importância dessa oportunidade de formação. “Viemos em busca de novos aprendizados, pois este é um campo que exploramos bastante na área da educação. Temos grandes expectativas e muita vontade de estar aqui para compartilhar conhecimento, aprender, e também contribuir com nossas próprias experiências na educação”, comentou.
Quem também estava ansiosa era Carla Andreola. “A expectativa é enorme, pois essa é uma oportunidade única. Só temos a agradecer por poder adquirir novos conhecimentos aqui. Vamos aproveitar ao máximo e mergulhar nos estudos”, acrescentou Carla.
A diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, comemorou o início das aulas na unidade. “Este é um momento de grande importância para nós. Há muito tempo almejávamos trazer um curso de pós-graduação para esta unidade. Expandir nosso espaço e fortalecer a conexão com a comunidade por meio dos cursos de especialização é extremamente significativo”, destacou Izabel.
Sobre o curso
O curso de especialização em Educação Especial é voltado para a formação de professores, especialmente àqueles que atuam no atendimento educacional especializado. O objetivo é proporcionar uma formação ampla e interdisciplinar, visando garantir um atendimento qualificado para os alunos na rede regular de ensino.
O curso foi desenvolvido com base nas necessidades do município, abordando a realidade local. A ideia é que esses profissionais atuem de forma interdisciplinar, garantindo um acolhimento e atendimento de qualidade para alunos com deficiência.
As aulas do curso de pós-graduação acontecem quinzenalmente na Unidade Araranguá e o principal objetivo é oferecer aos professores a formação necessária para o atendimento educacional especial, abordando metodologias de ensino inclusivas, estratégias de intervenção e suporte especializado, visando promover a inclusão e o desenvolvimento educacional desses alunos.
A Pós-Graduação Lato Sensu da Unesc possui mais de 50 cursos presenciais e semipresenciais, além de 28 cursos de pós-graduação EAD, em parceria com UOL, nas áreas da Saúde, Gestão, Humanidades e educação, Tecnologias, Engenharias e Direito, com metodologias diferenciadas, que fazem com que os acadêmicos vivam experiências diferenciadas, que os preparam para o mundo do trabalho.